Ser recém-grávida não significa necessariamente que você tenha que desistir de suas rotinas de exercícios habituais, incluindo exercícios aeróbicos de alto impacto. Embora você possa temer que seu embrião em crescimento possa “cair” ao pular e pular, por causa da estrutura do útero, esse é um cenário virtualmente impossível. No entanto, aeróbica de alto impacto tem um risco de lesão física que pode ter sérias repercussões. Consulte o seu médico antes de se envolver em qualquer exercício de alto impacto.
Os exercícios de alto impacto consistem em atividades em que os dois pés deixam o chão ao mesmo tempo. Isso inclui cursos de aeróbica, corrida, corrida, saltos e pular corda. As atividades aeróbicas são benéficas para a saúde, pois melhoram a circulação, melhoram a função cardíaca e aumentam o consumo de oxigênio do corpo, entre outras coisas. Todos esses benefícios são importantes durante a gravidez precoce.
Perigos
Aeróbica de alto impacto pode ser perigosa no primeiro trimestre se você não estiver acostumado a realizar esses tipos de exercícios. Atletas inexperientes correm maior risco de cair e ferir as articulações e os ligamentos, o que pode causar danos permanentes. Além disso, até atletas experientes devem evitar aeróbica de alto impacto durante o segundo e terceiro trimestres. Durante esses trimestres posteriores, o corpo libera um hormônio que faz com que os ligamentos das articulações fiquem soltos e macios para facilitar o parto. Neste estado afrouxado, eles se tornam mais suscetíveis a lesões.
Alternativas
Se o seu obstetra lhe aconselha a evitar aeróbica de alto impacto, você tem uma variedade de outras opções de exercício. A aeróbica de baixo impacto ainda oferece excelentes benefícios para a saúde sem o aumento do risco de lesões. A American Pregnancy Association recomenda exercícios aeróbicos de baixo impacto, como natação, bicicleta ergométrica, caminhada, ioga e hidroginástica para mulheres em todos os estágios da gravidez.
Seja qual for a forma de exercício escolhida durante a gravidez no início da gravidez, tome precauções especiais de segurança. Use sapatos adequados ao seu esporte para diminuir o risco de lesões. Lembre-se de beber quantidades suficientes de água enquanto se exercita, pois tanto o superaquecimento quanto a desidratação podem ser perigosos para o bebê. Se você ficar tonto, enjoado, desmaiar durante o exercício ou sentir cãibras ou sangramento, interrompa sua atividade imediatamente e chame seu médico.