O xarope de milho, uma substância açucarada e espessa usada para cozinhar, não é uma parte normal da dieta de um bebê. Na verdade, os bebês geralmente devem evitar produtos que contenham xarope de milho, porque eles só oferecem calorias vazias na forma de açúcar. No entanto, xarope de milho às vezes é usado medicinalmente para tratar a constipação em bebês, mas deve ser usado somente sob a orientação de um profissional de saúde. Se seu bebê tem menos de 2 meses de idade e está sofrendo de constipação, consulte seu pediatra antes de tentar aliviar a constipação em casa.
Dosagem
Os pais não devem dar xarope de milho sem primeiro consultar um médico profissional. DrHull.com afirma que 2 colheres de chá de xarope de milho em cada garrafa para várias mamadas podem melhorar a constipação. É importante usar o xarope de milho em uma garrafa de fórmula e não alimentá-lo diretamente para o bebê.
Após várias doses, o bebê provavelmente terá evacuações mais suaves e mais freqüentes. A razão para esses efeitos é o alto nível de açúcar encontrado no xarope. O sistema digestivo só pode processar muito açúcar. Combinado com açúcares encontrados na fórmula, o sistema digestivo do bebê estará um pouco sobrecarregado. Isso resulta em grande parte do açúcar sendo transmitido para o cólon, causando intestinos mais frouxos.
O xarope de milho, como o mel, pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum. KidsHealth.org explica que esses esporos são freqüentemente encontrados em alimentos enlatados, mas quase todos os alimentos podem ser contaminados por sujeira e poeira. Um bebê que consome os esporos pode desenvolver uma doença moderada a grave chamada botulismo. Os sintomas desta infecção bacteriana incluem constipação, má alimentação, enfraquecimento do choro, redução do movimento, enfraquecimento dos músculos e problemas respiratórios. Botulismo pode ser tratado, mas pode ser muito grave quando afeta bebês.
Considerações
Bebês que receberam xarope de milho para melhorar a constipação precisarão ser gradualmente retirados do tratamento. Dar à criança outras bebidas ou alimentos ricos em açúcar pode causar mais diarreia que pode ser acompanhada de cólicas. Exemplos de alimentos ricos em açúcar incluem maçãs e ameixas. DrHull.com explica que estes são ricos em sorbitol, um tipo de açúcar que passa pelo corpo até o cólon e traz mais fluidos para a matéria fecal. Dar um bebê muito açúcar pode causar desconforto desnecessário e também pode encher o bebê muito rapidamente sem fornecer uma nutrição adequada.
Alternativas ao xarope de milho
Existem vários métodos para aliviar a constipação em um bebê sem o uso de xarope de milho. Os Institutos Nacionais de Saúde recomendam a adição de suco de frutas à dieta do bebê e a oferta de alimentos ricos em fibras a um bebê que esteja consumindo sólidos. Apenas 2 a 4 onças de água podem ser suficientes para amolecer as fezes de um bebê. Apple, suco de ameixa ou purê de pêra pode ter o mesmo efeito pretendido que o xarope de milho, adicionando mais fluidos ao cólon porque os açúcares não podem ser totalmente digeridos. Constipação moderada ou persistente pode exigir um supositório ou enema retal. Os profissionais de saúde devem discutir essas opções com um profissional de saúde quando uma criança passar três dias ou mais sem evacuar ou se sentir desconfortável.