Quando um recém-nascido tem diarréia, seus movimentos intestinais ficarão mais soltos e mais frequentes do que o normal. Quer ele mostre ou não sinais de desconforto, a diarréia pode rapidamente deixá-lo perigosamente desidratado. Como resultado, o BabyCenter recomenda que os pais chamem imediatamente um médico se suspeitarem que seu bebê com menos de três meses de idade tenha diarréia. Como muitos recém-nascidos normalmente têm fezes frequentes e líquidas, o site de saúde pediátrica AskDrSears .com recomenda que os pais procurem mudanças no padrão regular do recém-nascido. Por exemplo, uma frequência que é de uma vez e meia a duas vezes um padrão normal e uma consistência mais solta, contém mais muco, mais verde ou mais aguado do que o normal, pode indicar que um recém-nascido tem diarreia. A maioria das causas de diarréia em recém-nascidos não é grave e muitas se resolvem com o tempo, sem qualquer tratamento direto, de acordo com a AskDrSears.com. Causas comuns incluem vírus como rotavírus e gripe, infecções bacterianas como E. coli e salmonela, infecções de ouvido, efeitos colaterais de antibióticos e infecções parasitárias como giardíase.
Prevenção
A lavagem das mãos é uma das as melhores defesas contra a diarreia em recém-nascidos, porque os microrganismos causadores de diarreia são muitas vezes passados das mãos para as bocas. Usar água morna e sabão para esfregar as mãos cuidadosamente por 15 segundos depois de usar o banheiro ou manusear uma fralda suja pode ajudar a reduzir os riscos. Além disso, manter temporariamente crianças infectadas fora dos ambientes de creches pode ajudar a reduzir os casos de diarréia, uma vez que os brinquedos compartilhados e outros objetos podem facilmente ser contaminados. Quando chamar o médico - Os recém-nascidos correm maior risco de infecções e desidratação. Para evitar mais complicações, os pais devem contactar imediatamente um médico se o seu filho com menos de três meses de idade tiver diarreia ou apresentar algum dos seguintes sintomas: vómitos consistentes, sinais de desidratação (por exemplo, boca seca, seis ou mais horas entre fraldas molhadas) ou fezes manchadas de sangue ou uma temperatura acima de 100,4 graus Fahrenheit.
Os pais nunca devem dar a um bebê um medicamento contra diarréia, a menos que seja prescrito por um médico, diz BabyCenter. Embora na maioria das vezes a diarreia desapareça por conta própria, um bebê que se torna muito desidratado precisará ser tratado com uma solução eletrolítica ou líquidos por meio de um tubo intravenoso (IV). Além disso, certas condições subjacentes, como infecções de ouvido e, ocasionalmente, infecções bacterianas, como E. coli, podem exigir o tratamento com antibióticos para interromper a diarréia.