A fralda do seu bebê pode ser uma janela para sua saúde, mas as fezes de um bebê podem aparecer em uma ampla variedade de cores e texturas. Mesmo quando aparece em uma cor que você não está acostumado a ver, não é necessariamente um motivo de pânico. Algumas cores, no entanto, podem indicar doenças potencialmente graves, caso em que você precisará consultar um pediatra.
Identificação
As fezes do seu bebê geralmente devem variar em cor de amarelo mostarda a marrom escuro, de acordo para a Merck. A cor, no entanto, pode variar de criança para criança e depende da sua dieta, por isso as fezes fora do alcance deste espectro de cores não indicam necessariamente um problema de saúde. Se você amamentar seu bebê, por exemplo, suas fezes podem parecer mais claras, mais próximas de um narciso amarelo, de acordo com a Children's Liver Disease Foundation, CLDF.
Time Frame
O banquinho do seu bebê vai mudar cor durante suas primeiras semanas e meses de desenvolvimento, de acordo com o consultor da Mayo Clinic, Jay Hoecker. Nos primeiros dias após o nascimento, seu banquinho terá um tom esverdeado-escuro e será espesso. Esta fezes é mecônio, uma mistura de líquido amniótico, muco e outros materiais biológicos do desenvolvimento do bebê, de acordo com o MedlinePlus, dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. Quando você começa a alimentar o seu bebê, seu banquinho vai se tornar mais escuro e, finalmente, na faixa de amarelo a marrom. Uma vez que você comece a alimentar seu bebê com alimentos sólidos, suas fezes devem escurecer na luz para a cor marrom escuro que você está acostumado a ver nas fezes.
Variantes
Ocasionalmente diferentes cores nas fezes do seu bebê são normais, particularmente uma vez que você o leva para alimentos sólidos, de acordo com Hoecker. Por exemplo, a beterraba pode manchar o tamborete vermelho, ou os mirtilos podem dar listras azuis. Seu bebê pode até ter um movimento intestinal de laranja. Medicamentos também podem alterar a cor das fezes do seu bebê. Geralmente, um ou dois movimentos intestinais fora do intervalo de cor normal não são motivo de preocupação, de acordo com o CLDF.
Aviso
Determinadas cores de fezes indicam problemas de saúde potencialmente sérios, caso em que você deve visite um médico. Hoecker recomenda procurar ajuda médica sempre que você notar fezes vermelhas e sangrentas, fezes brancas, fezes cinzentas ou fezes pretas se ocorrer mais do que alguns dias após o nascimento. As fezes de amarelo pálido a cinza claro, por exemplo, podem indicar doença hepática, de acordo com o CLDF. Hoecker sugere que você sempre verifique com seu médico sempre que estiver em dúvida sobre uma cor adequada.
Considerações
Além da cor das fezes, você também deve monitorar a consistência das fezes do seu bebê, de acordo com Hoecker. A maioria das fezes varia de firme a suave e líquida, de acordo com a Merck. Um banquinho muito aguado é um sinal de que seu bebê tem diarréia, e fezes pequenas e semelhantes a pedrinhas podem indicar constipação. Além disso, a cor da urina do seu bebê pode ser um indicador de saúde. Merck relata que a urina deve variar de quase claro a amarelo escuro, embora constantemente amarelo intenso, coloração de urina pode ser um sinal de problemas de saúde, como icterícia.