casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

8 mitos de autodefesa que são perigosos para acreditar

Imagine que você está andando até seu carro depois de um jantar tarde da noite com amigos quando percebe que alguém está seguindo você com suspeita. São momentos como esses quando você quer saber exatamente o que fazer para se defender. Mas, infelizmente, há muita desinformação sobre métodos de autodefesa.

E isso não é apenas frustrante, pode ser prejudicial ou mesmo mortal. Porque esse não é um videogame, em que, se você fizer um movimento errado, perde. As apostas são vida e morte.

Como instrutor de autodefesa há 16 anos, tenho pessoas que vêm com todos os tipos de informações falsas. Então, aqui está uma lista de alguns equívocos mais comuns sobre a defesa contra um ataque e o que você precisa saber para se proteger.

1. Gritar "fogo" em vez de "estupro".

O pensamento por trás isso é que as pessoas são mais propensas a responder se ouvirem alguém gritar "fogo". Mas o problema não é com a palavra ou palavras que você está gritando, mas sim com o efeito espectador: as pessoas estão, infelizmente, menos propensas a intervir ou fazer algo do que pensamos.

Se você conseguir usar sua voz (as pessoas tendem a congelar e não emitir um som), verbalize o que realmente está acontecendo para afastar seu atacante e mostre que você não vai voltar sem lutar. Por exemplo, “Saia de mim!” “Deixe-me sozinho!” Ou “Pare!” Até mesmo gritar no alto de seus pulmões é melhor do que congelar ou tentar lembrar de palavras específicas para gritar ao lutar por sua vida.

2 Evite o contato visual.

O pensamento aqui é que, se você não reconhece alguém, você não vai estimulá-lo, mas os predadores procuram por alguém que vai lhes dar o que eles querem sem brigar. Ao evitar contato visual, suas dicas não-verbais dizem ao atacante que você está com medo de confronto e provavelmente não vai brigar muito.

Em vez disso, mantenha contato visual por tempo suficiente para mostrar que você tem reconheceu que a pessoa está presente e que você não tem medo de encontrar o olhar deles.

3. Rabos de cavalo tornam você vulnerável ao ataque.

A sabedoria anterior afirmava que os rabos de cavalo (ou tranças ou tranças) eram mais fáceis agarrar e, portanto, tornou mais fácil para alguém atacar você, mas um atacante poderá agarrar seu cabelo com a mesma facilidade Não está em um rabo de cavalo Um atacante que escolheu você como sua vítima encontrará uma maneira de pegar algo, seja sua roupa ou seu braço. Então pare de se preocupar se o seu penteado é um convite para ser atacado - você não é responsável pelas ações de outras pessoas. Em vez disso, passe algum tempo aprendendo autodefesa básica e realista para poder revidar, independentemente de como o atacante agarra você.

4. Atire seu atacante sobre a orelha.

Algumas pessoas defendem que aplicar um aplauso de duas mãos a um agressor diretamente sobre as orelhas causará uma explosão de ar no canal auditivo e atordoá-las, eliminando o equilíbrio ou estourando os tímpanos.

Isso é possível? Certo. É fácil? Definitivamente não. Você não só precisa ser extremamente preciso, mas também incrivelmente forte, o que significa que é improvável que a pessoa média tenha sucesso com essa tática. O que você pode fazer é aprender a atacar com força e atingir áreas vulneráveis, como a virilha, o nariz e os olhos. 5. Leve spray de pimenta em sua bolsa como primeira linha de defesa. Em primeiro lugar, dependendo do estado em que você reside, pode ser ilegal carregar ou usar spray de pimenta. (Verifique aqui as restrições.) Mas mesmo que seja legal onde você mora, isso pode não fazer diferença. Por quê? Porque se o atacante estiver a menos de seis metros de você, as estatísticas mostram que é muito improvável que você seja rápido o bastante para cavar sua bolsa e retirar seu spray de pimenta (ou outra arma) antes que o atacante esteja em cima de você.>

Novamente, é por isso que é tão importante aprender a atacar sem armas. Socos, chutes, joelhos, cotovelos, cabeçadas e até mordidas são ótimas armas, para que você possa afastar um atacante e potencialmente criar espaço suficiente para que você tenha tempo de pegar e usar seu spray de pimenta. 6. Chute a canela de um atacante.

Se você já esbarrou em algo com sua canela, sabe que pode doer. O mesmo vale para deixar cair algo no seu pé. Mas você poderia ter continuado lutando se você tivesse que? Provavelmente.

Com adrenalina no corpo, um indivíduo sente menos dor, e as chances são pequenas de que um atacante pare de atacar por causa de um chute na canela ou pisoteio no pé. Pouquíssimas lutas terminam com um único golpe, então você tem que estar mentalmente pronto e capaz de lançar uma série de combates - socos, chutes, socos, cutucadas - repetidamente até que você possa fugir.

7. Jogue sua bolsa e corra A princípio, essa tática pressupõe que você vai reagir imediatamente, lembrar exatamente o que fazer sob estresse e que o atacante lhe dará tempo suficiente para alcançar seus objetos de valor. Em segundo lugar, pressupõe que seus objetos de valor são o que o agressor está buscando. Se for um ataque sexual, o perpetrador não se importaria com seus objetos de valor. Fugir também presume que você é um corredor mais rápido do que o atacante.

Então, quando você deve correr e quando deve lutar? Se você tem alguma chance de fugir, faça isso. No entanto, como a maioria dos ataques acontece quando você menos espera, as opções de luta ou fuga nem sempre são tão evidentes. Talvez você precise dar alguns socos ou chutes para que você possa entrar em seu carro e trancar as portas antes que o agressor possa se recuperar.

8. Basta ir junto com um estupro.

Se você é sendo estuprada, alguns conselhos dizem que você deve fingir que gosta disso. Mas um predador é um sociopata, o que significa que ele não se importa com o que você está sentindo. Estupro não é sobre fazer sexo prazeroso. É um ato de violência.

Então, para se defender, você tem que aprender a atacar. Você precisa aprender a atacar com rapidez, força e precisão - e, como em qualquer outro aspecto da vida, precisa praticar para ser bom nisso.

O que você pode fazer?

A melhor maneira de se preparar para um ataque é fazer aulas de autodefesa. Você precisa praticar muito e frequentemente, porque não só você precisa ter aprendido o conjunto de habilidades, mas você também precisa ser capaz de executar enquanto seus níveis de estresse estão no telhado.

Aqui está o boa notícia, porém: você pode aprender a se defender. Você pode aprender a lançar golpes duros, rápidos e devastadores, mesmo sob alto estresse. Você só precisa encontrar o local de treinamento certo com treinadores experientes e qualificados.

Como você faz isso? Há muitas coisas que você deve procurar ao encontrar o ginásio certo. Em primeiro lugar, você quer um ginásio que você se sinta confortável em (ouça seu intestino!) - um ginásio que coloca segurança, limpeza e ética acima de tudo.

Ao mesmo tempo, você quer instrutores credíveis e experientes. . Se você está procurando auto-defesa, tente ver se eles oferecem Krav Maga em sua área. As academias de MMA e boxe /kickboxing seriam as segundas a terceira escolha, respectivamente. Dessa forma, você pode obter treinamento realista e aprender como atacar e defender ataques e ataques de forma realista.

Antes de se comprometer, acesse o website deles e leia as biografias dos instrutores on-line (ou rastreie-os por conta própria local). Você também pode verificar as avaliações para ver o que as pessoas têm a dizer sobre a academia e os instrutores. E não tenha medo de perguntar ao dono da academia ou aos instrutores sobre suas certificações e as aulas que eles oferecem.

, , ] ]