casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como Conhecer o Gênero de um Bebê Não Nascido

No passado, prever se um bebê não nascido era menino ou menina não era científico. Mas com a tecnologia moderna, o sexo de um bebê pode ser determinado com precisão por ultrassonografia, amniocentese e amostragem de vilosidades coriônicas. Estes testes são utilizados para avaliar a saúde do bebê em desenvolvimento e da placenta e não são conduzidos exclusivamente para determinar o sexo.

ultra-som

ultra-sonografia pré-natal é um teste de triagem feito rotineiramente em torno do primeiro ou segundo trimestre da gravidez. Ondas sonoras de alta frequência são usadas para produzir imagens do feto e da placenta. Se o bebê estiver posicionado de modo que a área genital possa ser vista, o sexo pode ser determinado. Os autores de um estudo de maio de 1999 publicado em "Ultrassom em Obstetrícia e Ginecologia" relataram 70,3 por cento de acurácia na predição de sexo fetal usando ultrassonografia às 11 semanas e 98,7 por cento em 12 semanas.

Amniocentese

Uma amniocentese é uma teste diagnóstico realizado em algumas gestações, se houver fatores de risco para anormalidades genéticas do feto. Durante uma amniocentese, uma agulha é inserida no útero para retirar uma pequena quantidade do fluido que envolve o feto. As células do feto que estão no fluido são examinadas quanto a anormalidades genéticas. O sexo fetal pode ser determinado com quase 100% de precisão se os testes apropriados forem realizados nas células recuperadas durante uma amniocentese.

Amostragem de Vilas Coriônicas

A amostragem de vilosidades coriônicas, ou CVS, envolve a remoção de um pequeno pedaço de a placenta para testar anormalidades genéticas no feto em desenvolvimento. O tecido amostrado - as vilosidades coriônicas - tem o mesmo material genético que o feto. Embora não seja realizado para determinação do sexo, o teste CVS revela se o bebê em desenvolvimento é um menino ou uma menina. Um relatório publicado em março de 1989 no "New England Journal of Medicine", envolvendo 2.278 gestantes que se submeteram ao CVS, não encontrou erros na determinação do sexo do feto.

, , ] ]