O Instituto Guttmacher estima que quase 50% das gestações que ocorrem nos Estados Unidos não são planejadas e que cerca de 43% das gestações não planejadas terminam em aborto. A contracepção pode impedir a gravidez indesejada e, em alguns casos, até mesmo proteger contra doenças sexualmente transmissíveis. Se você quer se envolver em atividade sexual e não quer causar uma gravidez, contraceptivos são necessários e até mesmo vantajosos para homens e mulheres.
Não há gravidez não planejada
Uma gravidez não planejada pode virar seu mundo de cabeça para baixo . Se você não estiver preparado para isso, aprender que engravidou pode ser devastador. Em vez de pensar ou se preocupar com o que você faria com uma gravidez não planejada, certifique-se de sempre ter uma forma confiável de contracepção quando fizer sexo.
Espaços e tamanho da família
Alguns casais querem que as crianças sejam parte do seu futuro, mas quer ter algum controle sobre a quantidade de tempo entre cada criança. Os contraceptivos podem ser usados para controlar a quantidade de espaçamento entre o nascimento de cada criança. O uso de contraceptivos dá um controle familiar. Quando essa família decide que não está interessada em mais nenhuma criança, o uso de anticoncepcionais impede que o tamanho da família mude.
Menos aborto
O Instituto Guttmacher observa que 46% das mulheres que fazem aborto têm usado contraceptivos inconsistentemente ou não durante todo o mês que a gravidez ocorreu. Abortos podem ser caros, dolorosos e emocionalmente desgastantes. Além do estigma social dos abortos, eles podem ser evitados com o uso consistente de um contraceptivo enquanto se é sexualmente ativo.
Espontâneo Sexo
Usar um contraceptivo pode lhe dar a liberdade de desfrutar de sexo espontâneo com seu parceiro, sem ter que cronometrar o ciclo menstrual para ter certeza de que você não está fazendo sexo durante um período fértil. Com contraceptivos, você pode fazer sexo a qualquer hora do mês, espontaneamente, e a maioria dos métodos contraceptivos tem 70% a 99% de eficácia, de acordo com a Saúde da Mulher (ver link em Referências). Os métodos contraceptivos de barreira, como o preservativo, podem proteger contra doenças sexualmente transmissíveis. Isto é especialmente importante se você planeja ter um ou mais parceiros ou está iniciando um novo relacionamento com alguém que não tenha sido testado para doenças sexualmente transmissíveis. Na verdade, os preservativos são frequentemente recomendados juntamente com outros métodos contraceptivos para prevenir a gravidez e a doença.