O sistema reprodutivo feminino diferencia as mulheres dos homens. Por causa desses órgãos, o corpo feminino tem a capacidade de produzir um óvulo, desenvolver um feto e nutrir um bebê. Os órgãos reprodutivos femininos estão localizados dentro da cavidade pélvica e incluem estruturas internas e externas. As estruturas externas incluem mons veneris, grandes lábios, pequenos lábios e clitóris. As estruturas externas coletivamente são chamadas de vulva. As estruturas internas incluem vagina, útero, ovários, tubas uterinas e seios.
Mons Veneris
Também conhecida como área púbica, a Mons veneris é a área macia e acolchoada do tecido acima da vulva coberta pelo púbico. cabelo.
Labia Minora e Labia Majora
Os pequenos e grandes lábios são as dobras da pele que rodeiam a abertura vaginal. Sua função é proteger a abertura vaginal, o clitóris e a abertura uretral (que leva à bexiga).
Clitóris
O clitóris é uma estrutura pequena, semelhante a uma bola, acima da abertura vaginal, parcialmente escondida atrás do pequenos lábios. O clitóris é altamente sensível e, quando despertado, pode produzir um orgasmo.
Vagina
A vagina é uma cavidade interna do corpo que se estende desde a abertura da vulva até o útero. Tem a forma de um tubo e geralmente entra em colapso, com as paredes da vagina se tocando. Também é conhecido como o canal do parto.
Útero e colo do útero O útero é um músculo em forma de pêra. Sua principal função é abrigar um feto em desenvolvimento durante a gravidez. Se não houver gravidez, o forro do útero é derramado, fazendo com que a mulher fique menstruada. O colo do útero é chamado colo do útero, que fica na parte de trás da vagina. Quando um exame de Papanicolaou é realizado, as células são retiradas do colo do útero. No meio do colo do útero há uma pequena abertura que leva ao útero. Essa abertura permite que o sangue menstrual flua do útero e do esperma para migrar para o útero, e se dilata até 10 cm no final da gravidez para permitir o nascimento de um bebê.
Ovários
Os ovários são estruturas amendoadas. Há dois, um de cada lado do útero. A principal função dos ovários é desenvolver e liberar um óvulo maduro para uma possível fertilização. Eles também liberam estrogênio e progesterona, que são os principais hormônios envolvidos no ciclo menstrual.
Trompas de Falópio
As trompas de Falópio se estendem da extremidade superior do útero de ambos os lados em direção aos ovários. Eles têm projeções semelhantes a dedos que varrem o óvulo liberado do ovário, permitindo que ele entre no útero. Adubação (quando o óvulo eo espermatozóide se encontram) ocorre nas trompas de falópio.
Seios
A função primária das mamas é produzir leite para nutrir um bebê. Eles são feitos de glândulas mamárias e tecido adiposo. A área mais escura da face da mama é chamada de aréola e consiste nas glândulas mamárias e Montgomery. Os seios sofrem a maioria das alterações de tamanho e desenvolvimento durante a puberdade e a gravidez. , , ] ]