casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

A semelhança neurológica legal que você pode compartilhar com seu melhor amigo

Uma nova pesquisa mostra que amigos próximos têm atividade cerebral semelhante, esclarecendo por que cercar-se de suas pessoas favoritas pode ser tão gratificante - e bom para sua saúde.

Um estudo recente publicado na revista Nature Communications. Descobrimos que amigos íntimos têm uma atividade cerebral semelhante em relação à maneira como percebem e respondem ao mundo. Em outras palavras, você e seu BFF realmente são como gêmeos!

Os pesquisadores do Dartmouth College começaram perguntando a 279 alunos para preencher uma pesquisa sobre amizade. Em seguida, eles examinaram a atividade cerebral de 42 estudantes assistindo a vídeos antigos, incluindo clipes de "America's Funniest Home Videos" e "Crossfire" da CNN, bem como imagens de um astronauta em uma estação espacial e uma cerimônia de casamento.

Os exames de ressonância magnética revelaram que quanto mais estreito o relacionamento de uma pessoa com outra pessoa, mais semelhante é a atividade cerebral. Em outras palavras, as mesmas regiões de seus cérebros, sejam elas associadas à motivação, atenção ou julgamento, se iluminam ao mesmo tempo.

Na verdade, os resultados foram tão estranhos que os pesquisadores conseguiram prever quem eram. amigos próximos com base em sua atividade cerebral. Além disso, os resultados permaneceram significativos mesmo quando controlamos coisas que normalmente gritam “diferente”, como idade, sexo, nacionalidade e etnia.

O professor de administração de Dartmouth Adam Kleinbaum, co-autor do estudo, conta à Business Insider que não está totalmente claro se as pessoas estão procurando amigos que já são parecidos com eles ou se os amigos se tornam semelhantes ao longo do tempo. "Achamos que ambos estão acontecendo", diz ele.

De qualquer maneira, os pesquisadores acreditam que uma relação como essa "pode ser gratificante porque reforça os próprios valores, opiniões e interesses", escrevem em seu artigo.

Estas descobertas podem lançar alguma luz sobre por que as conexões sociais são boas não apenas para o seu bem-estar mental, mas também para sua saúde física. Uma revisão de quatro estudos publicados em 2016 revelou que cada conexão social você tem benefícios para sua saúde, impactando positivamente fatores como seu índice de massa corporal (IMC), inflamação, peso abdominal e pressão arterial.

E outra revisão Descobrimos que ter uma vida social ativa e próspera reduz em 50% o risco de mortalidade de uma pessoa - isso equivale a parar de fumar e quase duas vezes mais benéfico do que regularmente no ginásio.

Portanto, se você estiver muito ocupado com sua rotina de autocuidado solo para sair com suas pessoas favoritas, considere essas descobertas como toda a desculpa de que você precisa para chamar um amigo e agendar uma sessão de suor juntos ou conversar com o “Queer Eye” em uma tigela de pipoca para dois. .

Leia mais: 5 vezes celebridades nos lembram de como os amigos são importantes para treinar , , ] ]