Então, como pesquisadores fazem a conexão entre especificações e inteligência? Depois de analisar dados genéticos e resultados de testes cognitivos de mais de 300.000 participantes com idade entre 16 e 102 anos, eles descobriram uma “sobreposição genética significativa” entre funções cognitivas gerais (coisas como memória, linguagem, raciocínio e habilidades espaciais) e características relacionadas à saúde. , incluindo deficiência visual, hipertensão, câncer de pulmão e longevidade.
Embora ser míope tenha sido associado positivamente à inteligência, sendo hipermetrópico? Não muito. Os participantes que obtiveram pontuações altas nos testes de cognição foram 21% menos propensos a lutar com problemas de visão de closeup (também conhecidos como hipermetropia). Eles também foram menos propensos a serem diagnosticados com câncer de pulmão, hipertensão e depressão e mais propensos a viver mais tempo. Não é um mau negócio.
O estudo, realizado no Centro de Envelhecimento Cognitivo e Epidemiologia Cognitiva da Universidade de Edimburgo (CCACE), é o maior de seu tipo até hoje. "Menos de uma década atrás, estávamos procurando por genes relacionados à inteligência, com cerca de 3.000 participantes, e não encontramos quase nada", disse Ian Deary, diretor da CCACE, informou o The Independent.
Deary continuou: "Agora, com 100 vezes esse número de participantes e com mais de 200 cientistas trabalhando juntos, descobrimos quase 150 regiões genéticas relacionadas a como as pessoas são inteligentes. ”
Tão significativo quanto o estudo mais recente é, todos concordam que mais pesquisas ainda são necessárias. Os autores apontaram que seu trabalho não prova que inteligência e traços como miopia, longevidade ou hipertensão são “causalmente relacionados”.
Dito de outra forma: “O que exatamente esses genes estão fazendo?” E como que levam à miopia por um lado e à alta função cognitiva geral por outro? ”disse a pesquisadora de pós-doutorado da Universidade de Sussex, Maxine Sherman (que não esteve envolvida no estudo) na Newsweek.
É claro que isso Não é a primeira vez que a miopia (ou miopia, se você está do outro lado da lagoa) tem sido associada à inteligência. De acordo com um artigo de 2017 publicado na revista Scientific Reports, uma conexão entre QI e miopia mais altos foi relatada pela primeira vez em 1883, e numerosos estudos confirmaram a correlação. "O relacionamento parece ser consistente em crianças e adultos, através de uma série de testes de QI, e é independente de anos de educação concluídos", escreveram os autores do artigo.
Embora um link genético pareça promissor, todos nós teremos que esperar e saber com certeza. Não gostaria de ser míope sobre as coisas.