Dizer que o final de 2016 não foi fácil para Kanye West seria um pouco subestimado. O rapper /designer foi hospitalizado depois de sofrer um colapso nervoso e forçado a cancelar sua turnê em Saint Pablo. Sua esposa, Kim Kardashian, foi assaltada a mão armada em Paris no mês anterior, e houve alguns relatos de que ele sofria de "paranóia e alucinações graves" após o incidente de Paris.
Mais recentemente, especulações sobre o ganho de peso de West - o que alguns estão chamando de “pai do pai” - e a preocupação sobre se isso está relacionado ao estresse, está provocando comentários nas mídias sociais. Como qualquer pessoa que tenha experimentado eventos traumáticos na vida sabe muito bem, a saúde mental e o estresse crônico podem ter um impacto negativo no peso corporal e na saúde física.
“Fisiologicamente, o cortisol, hormônio do estresse, aumenta o apetite e apetite por junk food, o que aumentará a probabilidade de acumular gordura da barriga ”, diz o Dr. Ariane Machin, psicólogo e co-fundador do Conscious Coaching Collective, quando perguntado sobre os efeitos do estresse sobre a saúde masculina (mas não a situação de West especial). Isso ocorre porque os níveis aumentados de cortisol causam níveis mais altos de insulina, e isso reduz o açúcar no sangue e induz o desejo de comidas gordurosas e açucaradas. ”
Comer compulsivamente em particular - ou comer grandes quantidades de alimentos em curtos períodos de tempo - também é um efeito potencial do estresse. Dos estimados 10 milhões de americanos que comem compulsivamente, 40% são homens, relata Psychology Today.
Tornar-se mais sedentário é outro mecanismo de enfrentamento do estresse, como recorrer a atividades “entorpecentes” como a televisão ou o computador, mesmo se não houver trabalho produtivo sendo feito. Machin observa que uma pesquisa recente feita pela American Psychological Association descobriu que 40% dos entrevistados disseram que lidam com o estresse comendo, enquanto 42% disseram que assistem à televisão por mais de duas horas por dia para aliviar o estresse. O desafio, explica Machin, é que os hábitos negativos de enfrentamento, como comer demais ou se tornarem mais sedentários, muitas vezes levam a sentimentos de culpa e vergonha. "Isso contribui para um ciclo contínuo que pode continuar, a menos que seja interrompido por meio de conscientização ou métodos positivos de enfrentamento", diz ela.
Então qual é a saída?
Reconhecendo o que desencadeia o estresse é o primeiro passo, diz o Dr. Machin, seguido pela criação de maneiras alternativas de gerenciá-lo. Por exemplo, você pode dar um passeio sempre que se sentir compelido a comer ou agarrar o controle remoto.
O suporte profissional também pode ser necessário, especialmente se o estresse for considerado fora do controle do indivíduo.
“ É importante que, se um indivíduo estiver disposto a buscar apoio, um profissional de psicologia ou coach de vida possa ser útil para lidar com a situação ”, diz Dr. Machin. “Quando você está trabalhando com alguém que enfrenta essas dificuldades, existe uma variedade de métodos que podem ser usados, mas um método comum inclui terapia comportamental cognitiva.”
Embora não saibamos o motivo do peso de Kanye West Muitas pessoas de alto perfil estão se abrindo sobre questões de saúde mental e ajudando a remover o estigma em torno do tópico.