Narcisismo, um termo que você provavelmente ouvida usada em associação com celebridades e executivos que adoram odiar, é um distúrbio de personalidade caracterizado pela auto-absorção e pela falta de empatia. E com tanta autopromoção acontecendo nas mídias sociais, o mundo está começando a se perguntar o quão comum é o distúrbio da personalidade narcisista (NPD) e se plataformas como o Instagram estão aumentando sua prevalência.
No primeiro de seus programas Em um estudo de duas partes, os pesquisadores avaliaram as tendências narcisistas de 276 usuários adultos do Instagram, perguntando-lhes o quanto concordavam com afirmações como "Eu realmente gosto de ser o centro das atenções" e "Eu gosto de olhar para o meu corpo". Os que postam mais selfies eram mais propensos a mostrar sinais de narcisismo inerente. Os participantes também avaliaram o narcisismo percebido de outros Instagrammers, marcando-os em traços como arrogância e autoconfiança e avaliando quanto eles concordaram com declarações como “ela gosta de mostrar seu corpo” e “ela gosta de ser o centro das atenções”.
Acontece que, em termos de comportamento na mídia social, o narcisismo adora companhia. “Enquanto os não-narcisistas indicaram mais atitude negativa em relação às selfies, menor intenção de postar selfies e menor intenção de seguir os usuários do Instagram que praticam selfie do que narcisistas, os narcisistas indicaram maior intenção de seguir os usuários do Instagram”, disse Seunga Venus Jin. professor associado de marketing do Departamento de Administração de Empresas da Sejong Univeristy e principal autor do estudo, diz Broadly.
Mas se você preferir evitar as mídias sociais, você não está exatamente isento. É importante notar que os pesquisadores se concentraram em apenas um dos dois tipos de narcisismo, narcisismo grandioso, que é caracterizado pela extroversão, arrogância e direito.
Os narcisistas vulneráveis, por outro lado, são introvertidos, emocionalmente sensíveis. e parece estar "supercompensando" devido a temores de rejeição e abandono, de acordo com Randi Kreger, um especialista em NPD. E um estudo de 2016 revelou que os narcisistas vulneráveis tendem a fugir das mídias sociais.
Se parece que você está recebendo sinais mistos, você está. Um distúrbio narcísico pode se apresentar de duas formas muito diferentes e, em seguida, há pessoas que podem exibir características narcisísticas sem ter um distúrbio clínico completo.
Antes de passar para um autodiagnóstico, saiba que apenas cerca de 1 Por cento da população tem transtorno de personalidade narcisista - mesmo que sua alimentação cheia de selfies Facetuned no Insta possa fazer você pensar de outra forma.