Quando perguntada sobre o momento em que sua mãe não sabia quem ela era, Harden explicou que simplesmente saiu da equação e se concentrou em tentar entender o que sua mãe estava passando.
"Não foi surpreendente, e me deixou tão cheio de compaixão por ela, porque eu sabia que devia ser difícil para ela ”, disse ela. “Isso me fez entender o que é uma grande memória companheira. É nosso amigo. Deveria estar lá para nós quando formos mais velhos. E que ela nem mesmo tem essa memória para mim, deve haver uma certa solidão que você não pode conectar às pessoas da maneira que você costumava fazer. ”
A mãe de Harden foi diagnosticada com a doença crónica, Transtorno cerebral incurável há oito anos, aos 72 anos. A doença de Alzheimer é definida como uma perda progressiva de tecido e função cerebral. Durante os estágios iniciais, as funções intelectuais de memória e aprendizado são afetadas. O estágio tardio da doença de Alzheimer afeta direta ou indiretamente outros sistemas do corpo - digestão, controle intestinal, função neuromuscular e olfato - deixando as pessoas incapazes de cuidar de si mesmas. Eventualmente, as pessoas que sofrem com isso esquecerão pessoas importantes em suas vidas, assim como em si mesmas. Em última análise, é fatal.
De acordo com a Associação de Alzheimer, cerca de 5,3 milhões de homens e mulheres nos Estados Unidos estão vivendo com a doença, e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) listam como a sexta causa mais comum de morte. Enquanto o aumento da idade é o fator de risco mais importante para a doença de Alzheimer, fatores genéticos, estilo de vida e ambientais também são influentes.
Como você pode imaginar, cuidar de alguém que sofre de Alzheimer não é fácil, mas Harden aprendeu algo de suas experiências com a mãe: a importância de estar no momento. Ela explica que sua mãe não consegue se lembrar do passado ou imaginar o futuro, duas coisas em que a maioria de nós se concentra.
“Quando alguém está tendo um dia ruim, eles estão cheios de repensar o que aconteceu. tão ruim e o que vai acontecer no futuro. E eu acho que em um caso como este você tem que ir "Pare. Seja no momento agora ", disse ela. “Quem está na sua frente? Se você é o cuidador e é o paciente de Alzheimer, apenas segure a mão, apenas esteja com eles e perceba que presente enorme você está dando a eles - um presente de conforto e amor por estar lá e estar no momento. ”
O conselho dela pode ser aplicado a qualquer pessoa, mesmo àqueles que só cuidam de si mesmos. "Se você não está com um paciente de Alzheimer e é apenas sua própria vida indo embora, basta estar no momento com você mesmo e se dar esse momento de amor", concluiu ela.
O conselho de Harden pode ser simples, mas suas palavras são verdadeiramente inspiradoras. Para mais de sua sabedoria, pegue uma cópia de "As Estações da Minha Mãe: Uma Memória de Amor, Família e Flores", disponível agora.