Apenas um dia após o funeral da ex-primeira-dama Barbara Bush, George H.W. Bush foi internado no hospital - levando muitos a se perguntar se ele poderia estar sofrendo os efeitos de "um coração partido". George e Barbara Bush passaram a maior parte de suas vidas juntos, se encontrando como adolescentes e permanecendo casados por 73 anos. anos. Em uma declaração após a morte de Barbara Bush, a neta Jenna Bush Hager escreveu: “Sua história de amor está tão enraizada na história de nossa família. Pensando no meu Gampy hoje à noite - sem dúvida, sentindo falta de sua amada desesperadamente. ”
O ex-presidente de 93 anos contraiu uma infecção que se espalhou para o seu sangue. O porta-voz Jim McGrath disse em sua declaração mais recente que Bush estava fora da terapia intensiva.
"Ele está alerta e conversando com a equipe do hospital, família e amigos, e seus médicos estão muito satisfeitos com seu progresso", McGrath foi Ainda assim, muitos continuam a se perguntar sobre o momento da hospitalização de Bush, conectando-a ao "efeito de viuvez", um aumento do risco de morte e hospitalização após a perda do cônjuge. De fato, uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard encontrou 66% a mais de chance de morrer nos primeiros três meses depois de perder um parceiro.
Há também “síndrome do coração partido” - conhecido pelos mais eruditos entre nós como cardiomiopatia induzida por estresse ou cardiomiopatia de takotsubo. Segundo a American Heart Association, a condição é desencadeada por algo traumático como a perda de um ente querido. Como resultado, há um aumento nos hormônios do estresse do corpo, que temporariamente aumenta o coração e dificulta o bombeamento de sangue.
E o sofrimento não tem apenas um efeito físico no coração. "Muitas coisas acontecem quando as pessoas são dominadas pela tristeza - alterações neuroendócrinas, que incluem um aumento nos níveis de cortisol, podem suprimir a resposta imunológica", disse Ilan Wittstein ao New York Times.
Mas outros especialistas apontam que é difícil vincular de forma conclusiva a hospitalização do ex-presidente ao falecimento de sua esposa. Afinal, ele é 93 e visivelmente frágil.
A idéia do efeito da viuvez "apela ao nosso romantismo", disse Donald Berry, um estatístico do MD Anderson Cancer Center, em Houston, no New York Times. br>
Independentemente da causa subjacente de seu atual susto com a saúde, estamos felizes que 41 está se recuperando e desejando uma rápida recuperação.
Leia mais: A celebridade mais exagerada Declarações de amor