Aqueles que sofrem de coulrofobia - o termo científico para o medo de palhaços - não são os únicos a ficarem traumatizados com a última rodada de anúncios de “American Horror Story: Cult”, com palhaços e outras pessoas assustadoras com pequenos buracos perfurando seus rostos, línguas e cérebros. Há uma fobia menos conhecida por aí sendo majoritariamente desencadeada, e é chamada de tripofobia.
Não oficialmente reconhecido pela Associação Americana de Psiquiatria, alguns médicos especialistas acreditam que a tripofobia é um medo de buracos. Sofredores afirmam que apenas vendo pequenos grupos de buracos em diferentes formações pode levar a sentimentos de nojo ou medo e, em casos mais graves, ataques de pânico. Coisas como favos de mel, morangos, corais, romãs e condensação são gatilhos comuns para pessoas com fobia, junto com certos insetos, anfíbios e mamíferos com pele e pêlo manchados. Um post compartilhado por American Horror Story (@ahsfx) em 5 de setembro de 2017 às 16:04 PDT -
As pessoas que afirmam sofrer da condição não estão felizes com os anúncios que provocam fobia no programa, que são obviamente intencionais. Toda a trama da 7ª estação gira em torno de medos e fobias, então espere ver muitos palhaços, sangue, espaços confinados e, sim, buracos. Usuários de mídia social têm bloqueado a conta do programa no Twitter e expressam extrema indignação com as promoções. Um usuário até considerou "repugnante e irresponsável" divulgá-las.
Para @Ofcom @FOXtvUK acaba de transmitir uma promo para @AHSFX deliberadamente projetada para provocar a tripofobia. Imagens repugnantes e irresponsáveis — beckysingh (@beckysingh) 20 de agosto de 2017 Se o AHS mostrar mais imagens disparadas por Trypophobia, vou me incendiar, minha pele está rastejando e me sinto doente 😭😭
— HannahLouise @ (@NetworkTown_) 4 de setembro de 2017 Sinto-me pessoalmente vitimado pelo AHS Cult. Coulrophobia e trypophobia, realmente ?! pic.twitter.com/K3CnRMWDUi
— Tori Murdock (@MurdockTori) 30 de agosto de 2017 AHS está realmente testando minha maior fobia nesta temporada Eu não sei se posso lidar com isso. A tripofobia não é brincadeira, por favor, me mate.
— Destino (@ Destinysan723) 1 de setembro de 2017
De acordo com um estudo recente conduzido pelos cientistas psicológicos Geoff Cole e Arnold Wilkins, cerca de 16% dos participantes relataram reações tripofóbicas ao visualizar imagens de objetos furtivos. "evolutiva antiga" menos óbvia da condição: quando as pessoas vêem os aglomerados de buracos, "parte do cérebro está dizendo às pessoas que elas estão olhando para um animal venenoso", explica Cole. Eles também afirmam que todos nós podemos reagir a esse tipo de imagem sem nem mesmo saber. "Achamos que todo mundo tem tendências tripofóbicas, mesmo que elas não estejam cientes disso", diz Cole. “Descobrimos que as pessoas que não têm fobia ainda classificam as imagens tripofóbicas como menos confortáveis de olhar do que outras imagens.”
Se essas imagens estão fazendo você se sentir mais ansioso do que o normal, provavelmente deve conversar com um perito médico. E se você sofre de tripofobia, você pode querer pensar em evitar esta temporada de "American Horror Story".
O que você acha?
Você já ouviu falar de trypophobia? Como você se sente quando olha para os mais recentes materiais promocionais “American Horror Story: Cult”? Você sofre de alguma fobia?