Se você acha que seu chefe está sob uma tremenda pressão (e, portanto, ganha muito), você pode estar errado. De acordo com um novo estudo, os patrões têm mais facilidade em comparação com seus subordinados.
O estudo, publicado nos periódicos de gerontologia, descobriu que os trabalhadores de menor status tendem a ser mais estressados do que as pessoas mais acima na escada corporativa. . A pesquisa concluiu que isso é verdade para os trabalhadores de baixo status, mesmo quando se transformam em aposentadoria, sugerindo que as desvantagens econômicas que se acumulam com o tempo podem ter um efeito duradouro na saúde das pessoas e nos níveis de estresse mais tarde na vida. Para estudar o autor e professor de sociologia médica na Universidade de Manchester, Tarani Chandola, a forma como trabalhadores menos bem pagos são tratados por seus empregadores e colegas pode ter efeitos danosos em sua saúde mental. “Trabalhadores em empregos de menor status tendem a ter condições de trabalho mais estressantes - têm salários mais baixos, planos de aposentadoria mais pobres, menos controle sobre seu trabalho e relatam colegas e gerentes mais insatisfatórios”, declara Chandola ao Motherboard. Pesquisadores de base mediram os níveis de cortisol das pessoas - um verdadeiro marcador biológico de estresse - para chegar a suas conclusões. De acordo com os pesquisadores, nossos níveis de cortisol normalmente flutuam ao longo do dia, atingindo um pico pouco depois de acordarmos e chegarmos a um nível baixo na hora em que vamos dormir. (Para constar: quanto mais estresse você está, maiores são os níveis de cortisol.)
Por meio de sua pesquisa, os cientistas descobriram que os níveis de cortisol das pessoas com empregos de status inferior permaneciam mais altos que os níveis de cortisol. de pessoas com empregos de status mais alto. Esses altos níveis de cortisol indicam que trabalhadores de baixo status estão estressados como ninguém.
Por que isso importa? Porque altos níveis de cortisol estão associados a inúmeros problemas de saúde, incluindo o assassino número 1 na América, doença cardíaca. E o estresse, como muitos outros problemas de saúde, afeta desproporcionalmente as pessoas com rendimentos mais baixos (estamos olhando para você, millennials com excesso de trabalho).
Então, o que os trabalhadores de baixo escalão podem fazer sobre nossa carga de estresse? Alguns lugares já estão trabalhando para encontrar soluções. Motherboard relata que uma província em Ontário, Canadá, planeja lançar um estudo piloto sobre "os efeitos da renda básica para todos, independentemente do status de emprego". É certo que apenas o pensamento do dinheiro livre faz com que nosso estresse e ansiedade diminuam.>
Mas não há garantia de que táticas como esta ajudem os trabalhadores a se sentirem menos estressados ou menos explorados. Portanto, olhe para si mesmo e para os outros em uma posição semelhante para a solução, o que pode envolver estabelecer limites no trabalho e dizer não.
, , ] ]