Os temas de fertilidade feminina são muito mais falados atualmente do que nunca, até o ponto em que celebridades discutem suas decisões de planejamento familiar e lutas em nível público. A estrela de "Bachelorette", Kaitlyn Bristowe, é o mais famoso rosto a falar abertamente sobre os acontecimentos nos seus ovários, revelando esta semana que decidiu congelar os seus óvulos - e a sua razão para o fazer é totalmente empoderadora. "Estou congelando meus ovos", ela twittou para um fã no início deste mês. "Estou assumindo o controle do meu futuro! Como mulher, sempre há pressão para ter bebês, e isso me deixa tranquilo quando estou pronto. ”
O astro de 31 anos tem o apoio total do noivo Shawn Booth, que se empolgou. "her decision over the weekend.", 3, [[“Sempre impressionada com sua força e coragem, mas ainda mais depois das últimas semanas!”, Escreveu a vencedora do Bachelorette no Instagram - junto com uma foto de sua futura esposa colocando a cabeça no colo dele. “Muito orgulhoso dela por assumir o controle do nosso futuro e continuar a capacitar os outros! #ovaeggfreezing (e não faz mal quando você tem a melhor enfermeira e amiga lá fora @ whitb624 !!).
Sempre impressionada com a força dela &coragem, mas ainda mais depois destas últimas semanas! Muito orgulhoso dela por assumir o controle do nosso futuro e continuar a capacitar os outros! #ovaeggfreezing (e não faz mal quando você tem a melhor enfermeira e amiga lá fora @ whitb624 !!)
Uma postagem compartilhada por Shawn Booth (@ shawn_booth18) em 17/03/2017 às 15:37 PDT Kaitlyn está armazenando seus óvulos na Ova Egg Freezing em Chicago, uma clínica de fertilidade com o objetivo de tornar o “congelamento de óvulos mais acessível e acessível para todas as mulheres”. Empresas semelhantes ao milênio estão surgindo em todo o mundo. país como o procedimento de fertilidade uma vez desaprovado continua a ganhar popularidade com a multidão de menos de 35 anos.
Um recente perfil da revista New York sobre a tendência explica que o congelamento de ovos não era tão popular até anos recentes, porque as taxas de sucesso estavam baixos. Mas em 2012 a tecnologia de congelamento melhorou tanto que a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva concluiu que não era mais “experimental”. Embora possa ser bem sucedida, as chances ainda não são grandes de que um único óvulo congelado resulte em um nascimento. Na verdade, as chances caem entre 2 e 12 por cento. É por isso que a maioria das clínicas de fertilidade tenta coletar pelo menos uma dúzia de ovos, resultando em uma chance de 24% de maternidade para o doador. Outros estudos médicos classificam a taxa de sucesso um pouco mais alta - 25 a 50% - se os métodos mais novos são usados para congelar ovos.
A quantidade de mulheres optando por passar pelo processo, que em um momento foi mais utilizado por mulheres que sofrem de câncer antes de tratamentos de radiação prejudiciais ao ovo, aumentou dramaticamente. Segundo dados da Time, apenas 500 mulheres foram submetidas ao procedimento em 2009, em comparação com quase 5.000 em 2013. De acordo com o comerciante de fertilidade Egg Banxx, 76.000 o farão até 2018.
Embora o custo tenha diminuído, ainda é muito caro para colher esses ovos. Enquanto clínicas tradicionais de fertilidade cobram entre US $ 10.000 e US $ 17.000 pelo procedimento, de acordo com a Live Science, agências como a Extend Fertility oferecem o serviço por menos de US $ 5.000 (sem incluir hormônios, taxas mensais de armazenamento e custo de eventual implantação), oferecendo pacotes com pagamentos adiantados e planos de pagamento mensais - tornando-o semelhante a alugar um carro.
E apesar do congelamento de ovos parecer um processo simples, na verdade é bastante rigoroso e muitas vezes doloroso. As mulheres não precisam apenas se injetar com hormônios diários e receber vários ultrassons vaginais, a fim de recuperar os óvulos e inserir uma agulha na vagina.
Então vale a pena?
Enquanto o congelamento de ovos não pode mais ser considerado “experimental”, não é uma maneira infalível de se tornar uma mãe - as chances simplesmente não são tão boas assim. E há também a questão do risco de repercussão da saúde a longo prazo desconhecido que acompanha qualquer novo avanço médico espumante. Marcy Darnovsky, diretor executivo do Centro de Genética e Sociedade, alertou os leitores da revista de Nova York que não há dados suficientes sobre os efeitos do procedimento em mães ou bebês. "Você está colocando seus ovos em basicamente um tipo de anticongelante", disse ela. "O que sabemos sobre a absorção desses produtos químicos e desenvolvimento posterior?"
Se você optar por congelar seus ovos, tenha em mente que o procedimento não equivale a contratar uma apólice de seguro sobre a maternidade.
O que você acha?
O que você acha dessa nova tendência de fertilidade? Você congelaria seus ovos? Você acha que o congelamento de ovos será cada vez mais popular no futuro próximo?
, , ] ]