casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Nadando aos 8 meses de gravidez

Quando você atingir oito meses de gestação, você pode não se sentir mais em movimento devido ao seu tamanho e desconforto. O exercício continua a desempenhar um papel importante para o bem-estar geral durante uma gravidez sem complicações. A natação funciona bem como um exercício aeróbico durante toda a gravidez, de acordo com o médico James N. Martin, presidente do Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas

Flutuabilidade da Natação

Ao chegar ao seu oitavo mês de gravidez, é comum sentir desconfortos variados associados ao crescimento do feto e ganho de peso. Muitas mães retêm líquidos, o que pode causar inchaço nos pés e nas mãos. A natação pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos, de acordo com o Hospital for Special Surgery. A flutuação da água pode aumentar a flexibilidade, aumentar o peso e aliviar a pressão sobre a pélvis, afirma a fisioterapeuta Nadine Day em entrevista ao US Masters Swimming.

Staying Cool

Durante o exercício, o seu a temperatura do corpo sobe. Mais tarde na gravidez, uma temperatura corporal aumentada pode limitar a taxa na qual o feto cresce, de acordo com a médica Jane Moore, escrevendo para o site da US Masters Swimming. A natação resulta em menos elevação da temperatura do corpo do que em exercício em terra, o que pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e limitar o impacto da temperatura corporal elevada sobre o feto. segure o bebê em crescimento, é comum que surjam problemas de equilíbrio, adverte a Associação Americana de Gravidez. À medida que seu centro de equilíbrio muda devido ao peso extra na frente de seu corpo, você tem um risco maior de tropeçar e cair. Quedas podem ocorrer durante atividades cotidianas, incluindo exercícios. Durante a natação, você não corre o risco de perder o equilíbrio e cair.

Desconfortos da gravidez tardia

Durante a gravidez, hormônios causam ligamentos que ajudam as articulações a relaxar, segundo informações publicadas pelo ACOG. Este relaxamento aumenta o potencial de lesão e pode causar dor, especialmente no final da gravidez. A região lombar e a pelve são duas áreas especialmente propensas ao estresse e à dor durante o final da gravidez. Exercício na água minimiza o estresse colocado nas articulações e proporciona uma forma confortável e agradável de exercício pré-natal.

Exercício com cuidado

Embora a natação possa ser um exercício ideal durante uma gravidez inteira, ainda é importante ter cuidado enquanto exercício. Por exemplo, se você sentir tontura, falta de ar, dor, exaustão, dor abdominal baixa, batimentos cardíacos irregulares, contrações uterinas, sangramento vaginal ou ausência de movimentos fetais, pare de se exercitar e entre em contato com seu médico imediatamente.