Os benefícios do exercício são bem documentados. O controle do peso, a saúde do coração e a melhora da capacidade pulmonar estão entre os inúmeros efeitos positivos que superam em muito os efeitos negativos associados ao exercício vigoroso. No entanto, vários tipos de sangramento podem ocorrer durante o exercício, especialmente durante os exercícios de resistência.
O atrito ocorre quando sua roupa ou outro equipamento esfrega contra sua pele. Sua pele fica seca, depois fica irritada e começa a rachar e sangrar. Se você fez uma corrida de longa distância e notou que os corredores, especialmente os homens, se deparam com a linha de chegada com manchas de sangue em suas camisas, geralmente é por causa do atrito de mamilos desprotegidos. O atrito pode acontecer em qualquer lugar, mas geralmente afeta a parte interna das coxas, parte superior dos braços e em qualquer lugar onde haja uma costura em sua roupa. Evite atrito ao selecionar roupas adequadas para o seu esporte, que podem incluir shorts ou calças de compressão, ou roupas técnicas que se encaixem corretamente. Evite qualquer material áspero e experimente a sua roupa durante a prática antes de se comprometer a usá-lo para um evento mais longo. A aplicação de um lubrificante como vaselina ou outro produto de deslizamento específico para esportes em áreas de alto risco reduzirá ainda mais o risco de fricção. Se você se irritar, trate a área como se fosse uma ferida aberta, mantendo-a limpa, seca e coberta com uma gaze estéril.
Sangramento vaginal
Mulheres que apresentam sangramento leve durante a alta intensidade o exercício deve primeiro assegurar-se de que não estão grávidas porque a mancha é um efeito colateral comum da gravidez. Supondo que você não está grávida, você pode querer tomar leve sangramento durante o exercício como um sinal de que você está estressando seu corpo com muita dureza. É comum que o seu período diminua ou se torne menos freqüente durante o treinamento de alta intensidade, mas o sangramento pode ser um sinal de que você está fazendo muito. Algumas mulheres experimentam manchas durante a ovulação, mas se isso não é uma ocorrência normal para você, aliviar de volta em seus treinos até a mancha vai embora.
hemorragia retal
Hemorróidas e fissuras são causas comuns de sangramento retal em atletas de resistência. Essas questões afetam particularmente os atletas iniciantes, cujos corpos ainda não estão acostumados com o aumento da fricção e do suor que seus corpos produzem durante o exercício. Outra causa é uma condição conhecida como isquemia, em que o fluxo sanguíneo é reduzido para certas áreas do cólon durante os treinos. A Dra. Cathy Fieseler sugere, na Running Times Magazine, que você evite o ibuprofeno e a aspirina para a dor associada ao sangramento retal, porque ambos os medicamentos promovem o sangramento e, portanto, são contraproducentes. Ela afirma, "como os treinos mais longos tornam-se rotineiros, esse problema deve se resolver".
Nosebleeds induzidas por exercícios |
Durante o exercício, a pressão arterial aumenta. Este aumento da pressão arterial pode causar a explosão dos vasos sanguíneos do nariz. Nosebleeds mais freqüentemente atacam indivíduos que se exercitam em climas frios e secos. Se o nariz sangrar, pare o treino e incline a cabeça para a frente. Comprima a ponta do nariz até que o sangramento pare. Como as hemorragias nasais induzidas pelo exercício estão associadas a certos tipos de medicação, como a varfarina, consulte o seu médico se tiver sangramento enquanto estiver tomando um medicamento prescrito.
Cuidados e considerações
Se você tiver um problema prolongado, pesado ou hemorragia anormal, consulte o seu médico imediatamente. Fique atento a sinais de choque e sangramento, que incluem respiração superficial, tontura e confusão. Antes de usar medicamentos de venda livre para tratar o sangramento, leia atentamente as instruções ou pergunte ao seu médico. A hidratação é fundamental para minimizar muitas ocorrências de sangramento relacionadas ao exercício, por isso beba muita água durante todo o seu programa de treinamento.