Você é elegível, ou quase, para o Medicare e ganha ingressos de cinema com preço reduzido. Esperemos que durante esses anos dourados, você também obtenha outros benefícios, e o fato de que você ainda se sinta jovem no coração é uma grande coisa - por isso, não tome sua saúde como garantida.
coisa que você pode cruzar sua lista de cuidados de saúde para fazer agora é um teste de PAP. "Depois dos 65 anos, o risco de contrair cancro do colo do útero diminui, por isso se tiver tido três PAPs negativos na última década, pode ignorá-lo", diz o Dr. Sharon Brangman, MD, professor de medicina do Upstate Medical College of a Universidade Estadual de Nova York e ex-presidente da Sociedade Americana de Geriatria.
Continue a fazer mamografias, no entanto, e faça exames de colesterol a cada três anos. Você pode querer conversar com seu médico sobre uma tela cognitiva ou de memória. "Sessenta e cinco é um bom momento para uma tela de referência, que a maioria dos médicos de cuidados primários pode fazer em seus escritórios", diz o Dr. Brangman. E continue se exercitando. Você não precisa executar um teste de 10K ou fazer poses de ioga tipo pretzel, mas precisa se movimentar todos os dias. Foi demonstrado que o exercício reduz o risco de demência, baixa pressão sanguínea e açúcar no sangue - e lhe dará mais energia para aproveitar os netos.
Estudos mostraram que mulheres mais velhas que iniciaram ou mantiveram o treinamento com pesos os programas melhoraram sua saúde geral de várias maneiras, incluindo o aumento da densidade mineral óssea, o aumento da força e a capacidade de realizar atividades diárias, o que diminui o risco de quedas e ferimentos. O que mais você precisa agora ...
Atualização de vacinas
A vacina contra gripe é recomendada para quase todos, mas se você tem mais de 65 anos, é especialmente importante, porque o desenvolvimento da gripe pode ser perigoso para idosos pessoas. Outros tiros que você precisa, diz o Dr. Brangman: a vacina contra herpes zoster, para proteger contra as telhas, uma condição dolorosa causada pelo mesmo vírus que lhe deu catapora quando criança (e que fica dormente por décadas, mas pode reativar mais tarde
O Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunizações (ACIP) dos Estados Unidos recomendou que adultos com mais de 60 anos recebam a vacina contra herpes zoster como parte de seus cuidados médicos de rotina. É uma decisão pessoal, mas lembre-se de que a dor no nervo e os possíveis danos nos nervos de um caso de herpes zoster podem ser graves e duradouros. Também recomendado: um reforço de tétano, necessário a cada 10 anos; e uma vacina contra pneumonia.
Teste de densidade óssea
De acordo com as mais recentes recomendações da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF), todas as mulheres com mais de 65 anos devem fazer exames de densidade óssea de rotina. As diretrizes da National Osteoporosis Foundation concordam. Se você não fez um teste de densidade óssea antes, faça isso. Se você é ou era fumante, ou usou esteróides por longos períodos no passado (por exemplo, para tratar a asma), se você é muito magro, tem um histórico familiar de osteoporose ou perdeu a estatura no último ano, o risco para a doença aumenta.
Teste da vitamina D em
Se você tem cuidado com as advertências sobre o câncer de pele, você está usando protetor solar e ficando na sombra. Um resultado negativo de menos exposição ao sol, no entanto, é a deficiência de vitamina D, que seu corpo produz usando a luz solar, e que trabalha com cálcio para ajudar a manter os ossos fortes.
Quanto mais velho você fica, mais difícil é para o seu corpo produzir vitamina D, mesmo se você estiver passando algum tempo desprotegido ao sol, diz o Dr. Brangman. Como resultado, você pode acabar mais vulnerável à osteoporose. Pergunte ao seu médico para testar seu nível de vitamina D, especialmente se você mora no nordeste, ou é afro-americano. Alguns estudos recentes associaram níveis mais altos de vitamina D3 (2000 UI diárias) com taxas mais baixas de câncer colorretal e redução dos riscos de outros tipos de câncer, incluindo mama e pâncreas, bem como proteção contra a osteoporose. Muitas vezes assume-se que os sentimentos de tristeza e desesperança são uma parte esperada do envelhecimento, mas eles não são: de acordo com a National Alliance on Mental Illness, a depressão afeta mais de 6,5 milhões de americanos com 65 anos ou mais. Fale com o seu médico se estiver se sentindo triste, desinteressado em atividades que você costumava desfrutar, ou se você tiver alterações significativas de sono ou apetite. "O seu médico pode administrar o que é chamado de Escala de Depressão Geriátrica, que irá ajudá-lo a entender se você precisar de mais tratamento", aconselha Dr. Brangman.
Uma vez diagnosticado o prognóstico é bom: Segundo o NAMI, 80 por cento de indivíduos clinicamente deprimidos podem ser efetivamente tratados por medicação, psicoterapia, eletroconvulsoterapia (ECT) ou qualquer combinação dos três.