casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Causas da pressão arterial baixa durante a gravidez

A pressão arterial baixa também é chamada de hipotensão. Alguns sintomas de hipotensão incluem tonturas, desmaios e fadiga. A hipotensão severa na gravidez indica uma condição mais letal, como uma condição cardíaca. Normalmente, as mulheres grávidas têm crises temporárias de hipotensão devido a alterações corporais normais. A Mayo Clinic aponta que a hipotensão é tratável, mas entender a causa é importante na prevenção de complicações.

Expansão dos Vasos Sanguíneos

As mulheres grávidas podem reduzir de cinco a 10 pontos a pressão sistólica ou 10 a 15 aponta a pressão diastólica até o parto, explica a Clínica Mayo. No início da gravidez, os vasos sangüíneos se expandem em preparação para o nascimento do bebê. O volume de sangue ainda não atingiu, então o coração tem que trabalhar mais para obter a circulação do sangue. Isso pode fazer com que a pressão arterial diminua.

Hipotensão Supina

A hipotensão supina é uma causa comum de pressão súbita baixa. Quando uma mulher grávida se deita, o útero pressiona os principais vasos sanguíneos do corpo, a aorta e a veia cava, afirma a American Pregnancy Association. Isso pode retardar a circulação do sangue. Algumas mulheres relatam sentir uma sensação de sufocamento ou ansiedade quando isso ocorre. Descansar de lado ou evitar deitar-se de costas pode evitar esse tipo de hipotensão.

Hipotensão postural

A hipotensão postural acontece em quase todo o mundo em algum momento. As mulheres grávidas são mais propensas a experimentá-lo devido ao maior volume de sangue no corpo. Este tipo de queda de pressão arterial ocorre quando uma mulher se levanta rapidamente de uma posição de repouso, como sentado ou agachado. A gravidade força o sangue a trabalhar mais para circular por todo o corpo. Levar mais tempo para ficar de pé ou sair da cama pode reduzir a hipotensão postural.

Deficiência

Deficiências nutricionais, como vitamina B12 e ácido fólico, podem causar anemia, que, por sua vez, causa pressão baixa, afirma a American Heart Association. Um nível insuficiente de hidratação também pode criar uma deficiência no corpo que retarda a circulação sanguínea. As mulheres devem tomar vitaminas pré-natais durante a gravidez para combater essas deficiências nutricionais.