O colesterol é uma substância cerosa que circula no sangue em um complexo com proteína chamada lipoproteína. A lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, é uma forma ruim de colesterol porque, em excesso, aumenta o risco de doença arterial coronariana, ataque cardíaco e derrame. No entanto, o colesterol também é necessário para muitos processos metabólicos, portanto, manter os níveis sangüíneos em uma faixa saudável é importante para prevenir doenças e permitir que o corpo funcione adequadamente. Consulte o seu médico ou um nutricionista para desenvolver um regime alimentar adequado para você. O seu corpo obtém colesterol dos alimentos que você come ou de células que o fazem a partir de matérias-primas. O colesterol é necessário para todas as células do seu corpo como um componente da membrana celular que o rodeia. Ajuda a estabilizar a membrana celular, tornando-a menos fluida e mais impermeável às moléculas externas. O colesterol é também um componente das membranas de algumas organelas dentro da célula que produzem energia e sintetizar proteínas.
Vitamina D
O colesterol é um precursor de uma das vitaminas mais importantes, a vitamina D. Fabricação de vitamina D ocorre na pele, desencadeada pela exposição à luz solar. Os raios ultravioleta B da luz solar atuam como co-fatores para a produção de vitamina D, que requer o colesterol como material de partida. Embora alimentos fortificados e alguns alimentos de origem animal, como carne e ovos, forneçam pequenas quantidades de vitamina D, seu corpo depende significativamente de sua própria capacidade de produzir essa importante vitamina do colesterol.
Hormonas esteróides
O colesterol é a base bloco de construção de todos os hormônios esteróides. Estes incluem os hormônios sexuais, testosterona, feitos principalmente nos testículos em homens, e estrogênio e progesterona, feitos principalmente nos ovários em mulheres. Os corpos dos homens produzem algum estrogênio e progesterona, e os corpos das mulheres produzem um pouco de testosterona - mas em quantidades muito menores. O cortisol e a aldosterona também são hormônios esteróides, produzidos na glândula adrenal e cruciais para a regulação da pressão arterial, respondendo ao estresse, à manutenção do equilíbrio salino e hídrico e ao funcionamento adequado do sistema imunológico. Para cada hormônio, o colesterol é modificado de maneira específica pelas células desses órgãos.
Ácidos Biliares
Os ácidos biliares são compostos especializados fabricados no fígado a partir do colesterol. Eles são muito importantes para permitir que o sistema digestivo quebre as gorduras. Quando você come, os ácidos biliares são liberados nos intestinos como parte da bile. Essas moléculas têm características especiais que permitem formar uma ponte entre moléculas de gordura e água. Isso emulsifica a gordura, tornando-a solúvel no fluido intestinal, onde as enzimas são capazes de quebrá-la.