Alcaçuz e Hipotireoidismo - Muitas pessoas que sofreram de hipotireoidismo descobriram que pequenas e seguras dosagens de alcaçuz têm sido dramaticamente benéficas quando prescritas. por seus médicos, diz o Dr. Subhuti Dharmananda, diretor do Instituto de Medicina Tradicional do Oregon. Pessoas com hipotireoidismo geralmente produzem níveis mais baixos de cortisol - um hormônio que ajuda seu corpo a lidar com o estresse. Licorice estimula a produção de cortisol pela glândula tireóide, sugerindo que poderia ser útil no tratamento do hipotireoidismo.
Outros benefícios de saúde
Em um estudo de 2010 por Yoon Hee Kim e seus colegas da Universidade Hallym em Coréia, um composto fenólico isolado da raiz de alcaçuz mostrou ter atividade anti-câncer. O composto fenólico, licochalcona A, ajuda o corpo a destruir células tumorais, aumentando a atividade das células imunológicas. Além dos efeitos anti-tumorais, vários estudos descobriram que a raiz de alcaçuz é útil no tratamento de várias doenças da pele, como abscessos, eczema, queimaduras e uma variedade de feridas na pele. Efeitos Colaterais: Deficiência de Potássio A glicirrizina no alcaçuz produz efeitos similares aos do hormônio natural aldosterona. A aldosterona esgota o potássio no organismo. Por esta razão, não tome alcaçuz em doses elevadas. O potássio desempenha um papel importante na transmissão do impulso nervoso e da função cardíaca normal. Portanto, a deficiência grave de potássio causada pelo consumo excessivo de alcaçuz ou outras causas pode levar à patogênese de muitos distúrbios nervosos e cardíacos.
Interações medicamentosas
pode reduzir os níveis de glicose no sangue por um mecanismo desconhecido. Portanto, o uso prolongado de alcaçuz em doses elevadas pode causar hipoglicemia ou níveis excessivamente baixos de açúcar no sangue. Pessoas que tomam medicamentos para baixar a glicose e insulinas devem usar alcaçuz com cuidado e somente sob a supervisão de seus médicos.