Características sexuais secundárias anormais
A glândula supra-renal também produz andrógenos são versões mais fracas do hormônio masculino testosterona. Os distúrbios, como os tumores funcionais da camada interna do córtex adrenal, podem aumentar a produção de andrógenos, mesmo em mulheres. Isso pode resultar em efeitos de masculinização, como crescimento de pêlos faciais e aumento de músculos. As mulheres também podem perceber seus períodos menstruais tornando-se anormais.
Além disso, os tumores da glândula adrenal podem produzir excesso de estrogênios em homens, levando ao aumento de seios masculinos e impotência, de acordo com o Centro Médico Dartmouth-Hitchcock. Br> Fadiga e Fraqueza
A insuficiência adrenal ocorre quando a glândula adrenal é pouco produtiva em sua secreção de hormônios. Isso pode ocorrer em casos de doença de Addison, um distúrbio em que o tecido adrenal foi destruído por um distúrbio autoimune ou infecção. Uma queda no hormônio adrenal aldosterona faz com que a pressão arterial e o volume sangüíneo diminuam. O cortisol afeta a pressão arterial, função cardíaca e glicose no sangue, todos os fatores que têm um impacto sobre os níveis de energia e força. O Serviço Nacional de Informações sobre Doenças Endócrinas e Metabólicas observa que a fadiga e a fraqueza muscular são conseqüências típicas de uma queda no cortisol e na aldosterona. Esses sintomas tendem a piorar com o tempo. A pressão sangüínea baixa pela insuficiência adrenal pode levar à hipotensão ortostática, um fenômeno em que mudanças súbitas de posicionamento, como passar de uma posição sentada para uma posição em pé, induzem tontura e às vezes desmaiam.
, , ] ]