Na insuficiência adrenal primária, também chamada de doença de Addison, a subatividade das glândulas supra-renais resulta em baixos níveis dos hormônios adrenais cortisol e aldosterona. . Quando a insuficiência adrenal ocorre como resultado de problemas pituitários, é chamada insuficiência adrenal secundária. Se problemas com as glândulas supra-renais causarem esse problema. O Serviço Nacional de Informações sobre Doenças Endócrinas e Metabólicas informa que a doença de Addison afeta de 1 a 4 de cada 100.000 indivíduos, independentemente da idade ou sexo.
Sintomas
O cortisol é um dos hormônios que se torna deficiente na hipofunção adrenal Suas funções são a manutenção do coração e vasos sanguíneos no sistema cardiovascular. Também regula a pressão sanguínea e a resposta inflamatória do sistema imunológico. Além disso, o cortisol controla a quantidade de glicose no sangue. A aldosterona regula a pressão arterial e o equilíbrio de sal e água do corpo, regulando a quantidade de sódio retida no corpo e quanto potássio o corpo remove.
O rompimento da função hormonal na hipofunção adrenal resulta em sintomas como pressão arterial baixa , baixa de açúcar no sangue, sudorese e desejo por alimentos salgados. Outros sintomas comuns da hipofunção adrenal incluem fadiga que continua piorando, perda de peso, fraqueza muscular, perda de apetite, dor de cabeça e períodos irregulares ou inexistentes em mulheres.
Causas
A hipofunção adrenal tem mais de uma causa. Um problema com a glândula pituitária - uma glândula que produz hormônios no cérebro -, como um suprimento insuficiente de sangue ou um tumor hipofisário, pode causar insuficiência adrenal secundária. A glândula pituitária produz corticotropina, um hormônio que controla a produção de cortisol. Este hormônio estimula as glândulas supra-renais a produzir cortisol. Se a glândula pituitária é incapaz de produzir corticotropina suficiente, a produção de cortisol pelas glândulas adrenais cai devido à falta de estimulação adequada.
Uma resposta auto-imune também pode causar hipofunção adrenal. Quando o sistema imunológico do corpo ataca as glândulas supra-renais, a insuficiência adrenal primária ou a doença de Addison também podem ocorrer. Os processos de doença também podem diminuir a atividade das glândulas supra-renais. Segundo o Merck Manual Home Edition, 30% dos casos de doença de Addison são causados pela destruição das glândulas supra-renais por infecções como tuberculose, câncer e outras doenças.
Diagnóstico
Os médicos usam vários testes para diagnosticar adrenal ", 2] ,Os exames de sangue verificam os níveis de cortisol, corticotropina, sódio e potássio no organismo para ajudar a determinar se a doença está presente. Um teste de estímulo com hormônio adrenocorticotrófico também pode ajudar no diagnóstico. Envolve a administração de corticotropina sintética, também conhecida como ACTH. Os médicos medem os níveis de cortisol antes e depois do teste. Pacientes com insuficiência adrenal podem se mostrar limitados a nenhuma mudança em seus níveis de cortisol. As glândulas supra-renais e outras áreas do corpo também podem ser visualizadas com tecnologia de imagem, como uma tomografia computadorizada, que mostra anormalidades que poderiam causar hipofunção adrenal.
Tratamento de hipofunção adrenal ou a insuficiência adrenal resultante envolve a substituição de hormônios adrenais deficientes por sintéticos. A hidrocortisona é um medicamento que os médicos usam para substituir o cortisol, enquanto a fludrocortisona é usada para substituir a aldosterona. , , ] ]