O Thyroid.org descreve a glândula tireóide como uma glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal inferior do pescoço. Faz hormônios que ajudam cada célula do corpo a funcionar corretamente. Testes de função tireoidiana são usados para dizer quão bem a tireóide está funcionando. Eles são usados para ajudar a diagnosticar a função hipotireoideana ou hipoativa; hipertireoidismo ou função hiperativa; e para monitorar a resposta aos medicamentos da tireóide.
T3 Teste de sangue
Triiodotironina, ou T3, desempenha um papel importante e ativo no metabolismo. T3 está normalmente presente em quantidades muito pequenas, mas tem um impacto significativo. O intervalo para valores normais é de 100 a 200 nanogramas por decilitro, de acordo com o Medline Plus. Valores acima do normal podem ser causados por hipertireoidismo, câncer de tireoide ou altos níveis de uma proteína que transporta T3 no sangue. Valores abaixo do normal podem indicar hipotireoidismo, inanição ou uma doença longa.
T4 Teste de sangue
A tiroxina também é conhecida como T4 porque contém quatro átomos de iodo, de acordo com thyroid.com. A maioria dos T4 é transportada na corrente sanguínea pelas proteínas, e o fígado converte T4 em T3. Um intervalo normal típico, diz Medline Plus, é de 4,5 a 11,2 microgramas por decilitro. Se superior, pode indicar hipertireoidismo, ou doença de Graves; bócio tóxico; ou tireoidite. Níveis mais baixos podem envolver condições como hipotireoidismo, desnutrição ou uso de certos medicamentos.
TSH Blood Test
TSH, ou hormônio estimulante da tireoide, é produzido pela glândula pituitária e diz à glândula tireoide para produzir e liberar T3 e T4, diz Medline Plus. Valores laboratoriais normais são de 0,4 a 4,0 mililitros por decilitro; este intervalo é menor se estiver sob tratamento para um distúrbio da tiróide, em 0,5 a 3,0 mililitros por decilitro. Um nível alto significa que a glândula tireóide está falhando ou hipotireoidismo. Na situação oposta, quando o nível de TSH está baixo, o hipertireoidismo é indicado. Ocasionalmente, um baixo nível de TSH pode resultar de uma anormalidade na glândula pituitária. O Medline Plus relata que “uma tomografia da tireoide é um exame de medicina nuclear que usa um traçador de iodo radioativo para ver o quão bem a glândula tireóide está funcionando. ”Uma pílula de iodo radioativa é engolida; a glândula tireoide é examinada quatro a seis horas depois para detectar a quantidade de iodo absorvida e observar uma “foto” da tireóide. Em uma varredura normal, a tireóide aparece no tamanho, na forma e no local corretos. Suspeita-se hipotiroidismo se for absorvida menos do que a quantidade normal de iodo, e hipertiroidismo se houver absorção de iodo superior ao normal.
Função da glândula tireoide
Uma descrição da função da tiróide é dada por thyroid.org em que a glândula tireóide e a glândula pituitária agem como um aquecedor e um termostato no corpo. A quantidade de TSH que a pituitária envia para a corrente sanguínea depende da quantidade reconhecida de T4 da tireóide. Mais TSH é liberado se muito pouco T4 for reconhecido. Quando o T4 na corrente sanguínea se eleva acima de um certo nível, a produção pituitária de TSH é interrompida.