Feocromocitoma, hiperaldosteronismo, virilização e síndrome de Cushing são doenças associadas à hipersecreção de hormônios adrenais. A glândula supra-renal produz hormônios como testosterona, cortisol e epinefrina. As doenças adrenais relacionadas à hiperfunção das glândulas supra-renais podem ser causadas por fatores que afetam as próprias glândulas ou a glândula pituitária. Cirurgia e medicamentos são opções de tratamento para estas doenças.
Doenças
Hipersecreção ou superprodução de cortisol pelas glândulas supra-renais causa Síndrome de Cushing. O hiperaldosteronismo é o resultado da superprodução de aldosterona pelas glândulas supra-renais, enquanto o feocromocitoma está associado à produção excessiva de catecolaminas pelas glândulas supra-renais. Virilização ocorre quando as glândulas supra-renais produzem grandes quantidades de andrógenos, como a testosterona.
Possíveis Causas
Os tumores nas glândulas supra-renais podem causar superprodução de hormônios adrenais. De fato, os feocromocitomas são tumores produtores de catecolaminas, normalmente localizados nas glândulas supra-renais. De acordo com a Biblioteca Médica Online da Merck Manual, os feocromocitomas são comuns em pessoas entre 30 e 60 anos de idade. O aumento de áreas na glândula adrenal também pode estimular a hipersecreção de hormônios. Quando o corpo é exposto a quantidades excessivas de corticotropina - um hormônio hipofisário que estimula as glândulas supra-renais a produzir cortisol - as glândulas supra-renais produzem super-cortisol.
O excesso de cortisol no organismo pode causar "blood pressure to go up.", 3, [[Também pode levar a altos níveis de glicose no sangue, assim como uma mudança no modo como a gordura é distribuída ao redor do corpo, de modo que há um aumento de gordura ao redor do abdômen, parte superior das costas, pescoço e face, causando uma "lua" redonda. " face. No feocromocitoma e hiperaldosteronismo, a pressão arterial do corpo é alta. Virilização provoca características masculinas exageradas em mulheres com sintomas que incluem uma voz mais profunda e desenvolvimento excessivo de pêlos faciais e corporais.
Considerações
Embora o excesso de corticotropina da glândula pituitária estimule a glândula adrenal a cortisol hipersecreto, esse efeito também pode ocorrer quando a corticotropina é produzida por tumores fora da glândula pituitária. De acordo com o Serviço Nacional de Informações sobre Doenças Endócrinas e Metabólicas, os tumores nos pulmões podem produzir corticotropina.
Se os tumores dentro ou fora das glândulas supra-renais estimulam a superprodução de hormônios, os tumores são removidos cirurgicamente. Radiação e quimioterapia também podem ser usadas para eliminar tumores que causam doenças adrenais hiper-secretoras. Medicamentos que bloqueiam ou reduzem a produção de hormônios também são opções de tratamento para a produção excessiva de hormônios pela glândula adrenal, até que um tratamento mais definido, como a cirurgia, seja realizado.