O sulfato de dehidroepiandrosterona, ou sulfato de DHEA, é um hormônio solúvel em água produzido pelas glândulas supra-renais. Um corpo humano saudável geralmente produz sulfato de DHEA naturalmente, mas a produção diminui após os 30 anos. Pacientes com baixos níveis de sulfato de DHEA no sangue podem estar em maior risco de doença cardíaca e doença renal, de acordo com o National Institutes of Health. O sulfato de DHEA tem sido usado para tratar várias condições auto-imunes, incluindo a doença de Addison e eritematose lúpica sistêmica. Certos sintomas estão associados ao sulfato de DHEA. Se você estiver tomando sulfato de DHEA, discutir esses sintomas com o seu médico se eles se tornarem incômodos.
Alterações hormonais
O corpo humano usa sulfato de DHEA como um bloco de construção para hormônios como o estrogênio e testosterona, de acordo com o National Institutos de Saúde; portanto, muitos sintomas associados ao uso de sulfato de DHEA são de natureza hormonal. Tais sintomas podem incluir alterações no ciclo menstrual, perda de cabelo e ganho de peso em torno da cintura para as mulheres, bem como sensibilidade mamária, perda testicular e aumento da agressividade em homens. Os pacientes também podem ter problemas com a função da glândula tireoide ou adrenal, pois o sulfato de DHEA também afeta os hormônios que operam essas glândulas.
Efeitos da saúde mental
Alguns pacientes apresentam um ou mais sintomas relacionados à saúde mental. Sulfato de DHEA. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, esses sintomas podem incluir "insônia, agitação, delírios, mania, nervosismo, irritabilidade ou psicose". Se você tiver algum destes sintomas, pare de tomar o sulfato de DHEA e contate seu médico imediatamente. Seu médico pode querer fazer um exame de sangue ou outro teste, se os sintomas persistirem.
Ritmo cardíaco alterado
Em casos raros, o sulfato de DHEA pode afetar o ritmo cardíaco, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde. É mais provável que você experimente ritmos cardíacos alterados enquanto estiver no sulfato de DHEA se já tiver uma doença cardíaca ou outra condição que afete o ritmo cardíaco. Desde que o álcool pode aumentar a gravidade deste sintoma, você não deve beber enquanto no sulfato de DHEA, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde. O sulfato de DHEA também pode afetar o coração porque estimula o sangue a formar coágulos. Se a sua condição cardíaca envolver artérias entupidas, um ataque cardíaco ou um derrame, não comece a tomar o sulfato de DHEA até que seu médico lhe dê permissão.
, , ] ]