Muitas vezes chamado de "hormônio do estresse", o cortisol é um hormônio secretado pelas glândulas supra-renais e responsável por muitas funções corporais, incluindo nossa resposta de luta ou fuga. Demasiada produção de cortisol, no entanto, pode resultar em ganho de peso (especialmente em torno do meio), um sistema imunológico comprometido, problemas de açúcar no sangue e depressão.
Beba seu suco de laranja. Ter níveis adequados de vitamina C no seu sistema não é apenas a sua primeira defesa contra o resfriado comum. PsychologyToday.com relata que indivíduos estressados que receberam 1.000 miligramas de vitamina C apresentaram muito menos resposta de estresse - e, portanto, produção de cortisol - do que indivíduos que não tomaram um suplemento.
Evite café . Embora possa ser fácil pensar que o café realmente ajuda seu estresse e melhora seu foco, a cafeína mostrou aumentar os níveis de cortisol até 18 horas após o consumo. Não é apenas o seu café que contém cafeína; Desconfie de refrigerantes e chás com cafeína. Evitar a cafeína ajudará a controlar seus níveis de cortisol.
Exercite-se. O exercício diário mostrou reduzir o estresse. O exercício aeróbico produz endorfinas, e o treinamento com pesos aumenta o hormônio do crescimento humano, o que ajuda a bloquear e controlar os níveis de cortisol. Não exercite mais, no entanto. Mantenha suas sessões de exercícios entre 30 e 45 minutos para um ótimo controle do cortisol.
Reduza o estresse da vida. Se você se vê realizando muitas atividades durante o dia, nunca dizendo não a nenhum pedido, pode estar correndo no vazio. Isso fará com que os níveis de cortisol sejam continuamente elevados e, eventualmente, levarão ao esgotamento adrenal. Seja fácil consigo mesmo, não assuma mais do que você pode lidar e trate-se de atividades relaxantes.
Medite diariamente. Há muito tempo que a meditação reduz os níveis de estresse e acalma a mente. No entanto meditação também tem um benefício bioquímico, na medida em que pode "mudar o padrão de sua química cerebral", diz CBCnews.com. Reduz os níveis de cortisol, aumenta a serotonina e faz com que o corpo libere endorfinas.
Tome melatonina. Women´s Health-Natural Solutions.com afirma: “A média de 50 anos de idade tem níveis de cortisol noturno 30 vezes maior do que a média de 30 anos de idade. Tente tomar melatonina, um hormônio natural produzido à noite que ajuda a regular os ciclos de sono /vigília, antes de ir dormir para aumentar sua própria produção de melatonina, que diminui com a idade. Uma boa noite de sono também ajudará com seus níveis de estresse - por isso, tenha pelo menos 8 horas de sono por noite e estará a caminho do controle do cortisol.
Suco de laranja
Suplementos de melatonina