casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Efeitos de levantamento de peso em suas glândulas supra-renais

A maioria dos levantadores de peso provavelmente está ciente da sensação visceral que experimenta durante uma vigorosa sessão de treinamento, que aumenta a força e a resistência. Esse sentimento é causado por uma mudança na química cerebral dos hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais no abdome. Ajuda a promover respostas ao estresse experimentadas pelo corpo.

As glândulas supra-renais são dois órgãos em forma de triângulo que se situam diretamente em cima dos rins. No entanto, eles não estão relacionados funcionalmente com os rins de forma alguma. O objetivo de uma glândula tecidual em animais é sintetizar substâncias para liberação na corrente sanguínea ou cavidades corporais específicas. Nesse caso, as glândulas supra-renais liberam hormônios que ajudam a regular o estresse.

Existem três classes principais de hormônios adrenais. Os glicocorticóides incluem hormônios como o cortisol, que regulam importantes funções cardiovasculares, metabólicas, imunológicas e homeostáticas. As catecolaminas incluem hormônios como adrenalina, norepinefrina e dopamina que regulam os mecanismos de estímulo e de luta ou fuga. Finalmente, os mineralocorticoides estão envolvidos na retenção de sódio e outros minerais.

Quando você está sob estresse, seu cérebro sinaliza às glândulas supra-renais para produzir mais adrenalina da catecolamina. A adrenalina provoca um aumento da sensação de ansiedade, pressão arterial e frequência cardíaca. Durante o exercício e levantamento de peso, a adrenalina também pode ser convertida em energia e queimada. É por isso que o exercício permite que a tensão seja liberada de maneira saudável e controlada.

O cortisol é um hormônio catabólico, o que significa que ele quebra moléculas maiores e tecidos em partes menores. O cortisol é liberado principalmente em resposta ao estresse, mas o overtraining também pode elevar os níveis de cortisol. O excesso de cortisol destrói o tecido muscular, contribui para o armazenamento de gordura e compromete a ação anabólica da testosterona e dos hormônios de crescimento. Nutrição adequada, sono, exercício e estresse buffer podem neutralizar esses efeitos.

Considerações

Alguns livros populares e sites afirmam estimulação excessiva das glândulas supra-renais do exercício e levantamento de peso pode causar uma condição conhecida como fadiga adrenal, que se manifesta como exaustão, dores no corpo e problemas digestivos, mas de acordo com o Dr. Todd B. Nippoldt, da Mayo Clinic, a fadiga adrenal não é um diagnóstico médico aceitável. Você deve consultar o seu médico se você começar a sentir uma combinação desses sintomas.