Uma pequena glândula em forma de borboleta localizada em seu pescoço, a tireóide controla numerosos aspectos do sistema endócrino e metabólico, incluindo seu peso, nível de energia, fertilidade e pressão arterial. Doenças comuns da tireoide incluem hipertireoidismo e hipotireoidismo; uma prática regular de ioga que inclua poses específicas da tireoide pode ajudar no tratamento.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo ocorre com uma tireoide hiperativa, em que seu corpo produz muito hormônio tireoidiano. Mais mulheres do que homens são afetadas pelo hipertireoidismo. Os sintomas podem incluir batimentos cardíacos acelerados, perda de peso, irritabilidade, nervosismo e dificuldade para dormir. As posturas de ioga calmantes e restaurativas são frequentemente recomendadas para pessoas com uma tiróide hiperactiva, o que pode abrandar o seu batimento cardíaco e ajudar a baixar a pressão arterial. Essas posturas podem incluir pose de Ângulo Encadernado Reclinado, pose de Ponte, pose de Criança e postura de Cadáver.
Hipotireoidismo
Um hormônio tireoidiano muito pequeno ou uma tireoide pouco ativa podem fazer com que você fique facilmente fatigado. Outros sintomas incluem ganho de peso, problemas de fertilidade, depressão, queda de cabelo e pele seca. Poses de ioga que colocam um pouco de pressão no pescoço podem ajudar a estimular o fluxo sanguíneo para a área e ajudar a equilibrar os hormônios. Exemplos de poses para hipotireoidismo são Shoulder Stand, peixe, arado e King Pigeon pose.
Considerações
Consulte o seu médico antes de iniciar uma prática de yoga, especialmente se você acha que pode ter uma condição de saúde, como tireóide doença