casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Você pode ter SOP e não ser resistente à insulina?

A síndrome dos ovários policísticos, ou SOP, afeta 1 em 10 a 1 em 20 mulheres em idade fértil, de acordo com informações de 2010 da Womenshealth.gov. Ocorre mais comumente entre os 20 e 30 anos, mas também pode ocorrer em adolescentes e, às vezes, em meninas de até 11 anos de idade. SOP não tem cura; no entanto, tratamento e cuidados de suporte podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Sintomas

SOP e resistência à insulina

Você pode ter SOP sem insulina resistência. No entanto, a insulina é muitas vezes elevada em SOP, de acordo com labtestsonline.org. Cerca de 40 por cento das mulheres com SOP têm resistência à insulina, medida pelo teste de intolerância à glicose, em que o indivíduo é desafiado com uma ingestão oral de glicose e a glicose no sangue é seguida ao longo do tempo. Com resistência à insulina, o nível de glicose no sangue permanece elevado. O pâncreas responde à resistência à insulina produzindo mais insulina. O excesso de insulina estimula a produção de andrógenos e exacerba a SOP. Os pacientes com SOP obesos são mais propensos a ter resistência à insulina do que os pacientes não obesos.

SOP pode ser tratado com o medicamento para diabetes tipo 2 metformina, que reduz a glicose no sangue, reduzindo a produção de fígado de glicose e também suprime a produção de andrógenos. A metformina é frequentemente combinada com o medicamento clomifeno ou o hormônio FSH para induzir a ovulação e restaurar a fertilidade. Além disso, as pílulas anticoncepcionais, que contêm o hormônio progesterona, podem ajudar a restaurar o ciclo menstrual. Consulte seu médico para os tratamentos adequados para você.

Womenshealth.gov recomenda que os pacientes com SOP limitem seu consumo de alimentos processados e adicionados de açúcar e escolham mais alimentos integrais, como frutas, verduras e grãos integrais. Uma dieta saudável e exercícios podem ajudar a normalizar a produção de insulina e aliviar os sintomas da SOP. Mais importante, eles podem reduzir os riscos de doenças cardíacas e diabetes tipo 2, que são mais prováveis de ocorrer em mulheres com SOP.

, , ] ]