Durante a gravidez, você passará por muitos exames e testes diferentes para monitorar a saúde de você e do seu bebê. É importante permanecer em conformidade com o pré-natal. Seu obstetra irá discutir seus exames de sangue de rotina na sua primeira consulta pré-natal. Alguns exames de sangue podem ser feitos no consultório do seu médico, enquanto outros podem precisar ser realizados em um laboratório.
Tipo de sangue e fator Rh
O exame do tipo sanguíneo determinará o tipo de sangue do seu corpo, que será A, B, AB ou O. O exame do tipo sanguíneo e do fator Rh geralmente é feito durante o primeiro trimestre. O teste do fator Rh determina se você tem o antígeno Rh em seu sangue. Se você não tem o antígeno Rh em seu sangue, você é Rh negativo, se você o tiver, então você é Rh positivo, afirma a American Pregnancy Association. Este teste comum é importante porque, se o seu tipo sanguíneo não tiver o fator Rh, mas o do seu bebê (incompatibilidade Rh), você precisará de uma dose de medicação, chamada Rhogam, durante a gravidez e após o parto. Também é importante conhecer o seu tipo sanguíneo no caso de precisar de uma transfusão de sangue durante a gravidez ou após a entrega do seu bebé.
CBC
O seu médico irá aconselhá-lo a ter um hemograma completo hemograma) no início da gravidez. Este teste irá monitorar sua hemoglobina e hematócrito, o que determinará se você tem anemia. De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, se forem encontrados baixos níveis, você pode receber suplementos de ferro para aumentá-los. O hemograma também determinará os níveis de três tipos principais de células em glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas - o que pode ajudar a diagnosticar infecções e outros tipos de doença. É importante saber a contagem de plaquetas, porque determina a rapidez com que o sangue coagulará. Durante o parto, uma mulher com baixa contagem de plaquetas pode estar em risco de hemorragia.
Glicose
Um teste de glicose no sangue diagnostica diabetes gestacional. Esse teste geralmente é feito no final do segundo trimestre. Você será solicitado a beber uma bebida açucarada e ter seu sangue testado uma hora depois. O diabetes gestacional ocorre quando o pâncreas de uma mulher não consegue acompanhar a demanda de insulina durante a gravidez e os níveis de glicose no sangue ficam muito altos, relata o BabyCenter. A maioria das mulheres que são diagnosticadas com diabetes gestacional não permanece diabética após o nascimento, mas terá maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.