Sua capacidade de produzir testosterona depende muito da ingestão de gordura na dieta. Independentemente do sexo, a produção de testosterona é fundamental para a sua saúde e bem-estar. A testosterona, é um hormônio importante para a construção muscular, bem como a cicatrização e recuperação de feridas, e também contribui para a motivação, sentimentos de bem-estar e libido. Deficiência de testosterona pode ser um fator que contribui para a diminuição da densidade mineral óssea.
Fatores de Gordura
Gordura contém colesterol, que o corpo converte em hormônios esteróides. Isso inclui testosterona e estrogênio. Uma dieta em que menos de 20% das calorias vêm da gordura limita a produção de testosterona do seu corpo. Isso não significa que você precisa consumir uma dieta rica em gordura saturada, mas sim consumir gorduras saudáveis e gorduras suficientes para manter a produção de hormônios.
Gorduras Saudáveis
Suas principais fontes de gordura devem ser insaturadas e gorduras monoinsaturadas. Alimentos como azeitonas e azeites podem formar uma base saudável sobre a qual construir sua dieta. Tente obter pelo menos 20 por cento de sua ingestão de gorduras, de acordo com o "Journal of Steroid Biochemistry". Outras boas fontes incluem nozes, particularmente nozes, que são ricos em ácidos graxos ômega-3. Os ácidos graxos ômega-3 contribuem para a conversão e produção de testosterona, bem como para a síntese de proteína muscular. Sementes como semente de linho, girassol e cártamo também fornecem gorduras saudáveis, incluindo ácidos graxos ômega-3.
Testosterona e exercício físico
O exercício de intensidade moderada pode promover a degradação da proteína muscular, e se os níveis de testosterona são baixa porque você está consumindo uma dieta de baixo teor de gordura, sua capacidade de se recuperar do treinamento físico será comprometida.
Outros efeitos da testosterona
Os níveis de testosterona não são apenas um marcador de sua capacidade de construir músculos, mas sua capacidade de manter baixos níveis de gordura corporal também. Se você perder massa muscular magra devido a uma diminuição na produção de testosterona, seu metabolismo diminuirá, o que limita sua capacidade de queimar gordura armazenada em busca de energia. "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism" mostrou que baixos níveis de testosterona se correlacionam com um aumento nos níveis de gordura corporal. A perda de densidade mineral óssea é algo que todos experimentam com a idade, especialmente se você é uma mulher. Em um estudo de 2009 no "European Journal of Endocrinology", pesquisadores mostraram que os níveis baixos de testosterona foram os principais contribuintes para uma diminuição na densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa.