A deficiência de iodo é rara, mas algumas pessoas suplementam suas dietas com gotas de iodo por diversas razões de saúde, e essa prática pode ser perigosa. O iodo, um oligoelemento, é necessário para a produção de hormônios da tireoide, função da glândula tireoide saudável e para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Entre 70 e 80 por cento do iodo está localizado na glândula tireóide em seu pescoço, enquanto o resto é encontrado em outras partes do corpo, como sangue, músculos e ovários.
Deficiência de iodo
Sal iodado, que é comumente usado na culinária nos Estados Unidos, é a razão pela qual a deficiência de iodo é rara. No entanto, uma deficiência neste mineral pode ocorrer em crianças mais velhas, mulheres grávidas e mulheres em geral em comparação com os homens. A falta de iodo no organismo leva ao hipotireoidismo, que pode levar a sintomas como aumento da glândula tireóide, fadiga, pele seca, ganho de peso e sensibilidade a mudanças de temperatura.
Tipos de gotas de iodo
As gotas de iodo vêm de fontes como algas marinhas, uma planta marinha que absorve o iodo da água. Kelp contém níveis muito altos de iodo - cerca de 45 a 57.000 mcg - relata Leslie Beck, uma nutricionista e autora de “A Enciclopédia Completa de Nutrição A-Z”. Outro tipo de iodo é a gota de iodeto de potássio. O iodeto de potássio é um sal de iodo estável disponível em solução oral, bem como em forma de líquido e pílula. Pode tratar condições como uma glândula tireóide hiperativa, exposição da glândula tireóide à radiação ou certos tipos de doenças da pele causadas por fungos.
Perigos das gotas de iodo
Uso de gotas de iodo ou outros suplementos para aumentar o iodo os níveis podem ser perigosos para a saúde, pois o excesso de iodo prejudica a função da glândula tireóide. Além disso, grandes quantidades de iodo durante um período prolongado de tempo podem levar a sintomas como um gosto metálico na boca, dores de cabeça, irritação nos olhos, dentes e gengivas doloridos e uma sensação de queimação na boca. Outros sintomas incluem batimentos cardíacos irregulares, dormência ou fraqueza nas mãos e pés e fadiga incomum.
Dosagem
As gotas de iodo devem ser tomadas sob a supervisão de um médico, pois a dose recomendada varia dependendo da condição em que você se encontra. estou tentando tratar. Em geral, para tratar uma glândula tireóide hiperativa, os adultos podem tomar 250 mg de solução oral de iodo três vezes ao dia, de acordo com MayoClinic.com. As doses para crianças devem ser determinadas por um médico. Para tratar a exposição à radiação, os adultos podem ser prescritos 2 ml de solução de iodeto de potássio, enquanto as crianças entre 3 e 18 anos podem tomar 1 ml, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. No entanto, o iodeto de potássio deve ser tomado apenas sob a orientação de um oficial de saúde pública estadual ou local.
Quantidade necessária de iodo na dieta
Para a saúde geral, é mais seguro obter a dose diária de iodo dos alimentos. Além do sal iodado, as fontes alimentares de iodo incluem alho, feijão, sementes de gergelim e vegetais de folhas verdes, como espinafre e acelga. O limite superior diário de iodo para crianças de 1 a 3 anos é de 200 mcg de iodo; para crianças de 4 a 8 anos, são 300 mcg, de acordo com Beck. Para crianças de 9 a 13 anos, o limite superior diário é de 600 mcg e para crianças de 14 a 18 anos, é de 900 mcg. Adultos com 19 anos ou mais podem ter no máximo 1.100 mcg diariamente.