O iodo é um mineral presente naturalmente em algas marinhas, produtos lácteos, frutos do mar e algumas frutas e vegetais. Este nutriente essencial pode ser adicionado aos alimentos na forma de sais iodados e está disponível como suplemento dietético. Todas as células do corpo precisam de iodo para funcionar corretamente. Glândulas como a glândula tireóide e glândulas supra-renais precisam de iodo para produzir e liberar hormônios. No entanto, certos minerais - incluindo cálcio - podem afetar os níveis de iodo no organismo.
Metabolismo do cálcio
Uma das muitas funções de uma glândula tireóide saudável é produzir um hormônio conhecido como calcitonina, que trabalha para diminuir níveis de cálcio no sangue. O hormônio ajuda no metabolismo do cálcio, mantendo os níveis adequados de cálcio no corpo, prevenindo o desenvolvimento de hipocalcemia ou hipercalcemia - níveis baixos ou elevados de cálcio no sangue. Se não for tratada, a hipercalcemia pode ter consequências graves para a saúde, incluindo ritmo cardíaco anormal, danos nos rins ou osteoporose. Embora o corpo precise de cálcio para ossos fortes, esse mineral da dieta também tem um papel importante em ajudar o coração, músculos e sistema nervoso a trabalhar.
Recommended Dietary Allowances -
A ingestão dietética recomendada de iodo para adultos saudáveis 19 e mais velhos é 150 mcg diariamente. As mulheres grávidas precisam de 220 mcg por dia - mulheres lactantes 290 mcg, de acordo com os padrões desenvolvidos pelo Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina. A necessidade de cálcio para homens e mulheres adultos entre as idades de 19 e 50 é de 1.000 mg por dia. As mulheres com 51 anos ou mais precisam de 1.200 mg. Homens com mais de 70 anos também precisam aumentar a ingestão de cálcio. Fale com o seu médico antes de tomar suplementos de cálcio ou iodo. Alguns nutrientes interagem uns com os outros ou com certos tipos de medicamentos.
Goitrogens
Goitrogens são substâncias que suprimem a função da tireóide, bloqueando a captação de iodo. Esta ação pode levar a hipotireoidismo ou aumento da glândula tireóide. Cálcio, magnésio, flúor e manganês são minerais que podem interferir na absorção do iodo pelo organismo. Vegetais crus, como repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, mostarda e feijão são alguns alimentos nos quais os bócio são presentes. No caso de alimentos de origem vegetal, os bócio geralmente se tornam inativos quando você cozinha os vegetais. O cálcio pode interferir na capacidade do corpo de absorver os hormônios sintéticos da tireóide prescritos pelos médicos para tratar o hipotireoidismo baixa tireóide. Tome suplementos de cálcio ou sucos fortificados com cálcio três ou quatro horas antes ou depois de tomar medicamentos para a tireóide. Evite tomar medicamentos para a tireoide com alimentos que se ligam ao iodo, prejudicando a função da tireóide.