A tireoide é uma glândula em forma de arco localizada na frente do pescoço que produz os hormônios tireoidianos tiroxina, ou T4 e triiodotironina, ou T3. A glândula tireóide também produz calcitonina - um hormônio que corrige o alto nível de cálcio no sangue. Os hormônios da tireóide influenciam diretamente a absorção de cálcio nos intestinos. As condições da tireóide que alteram a absorção de cálcio incluem hipertireoidismo, hipotireoidismo e cirurgia da tireoide.
Absorção de Cálcio
O corpo absorve cálcio dos alimentos ingeridos. Boas fontes de cálcio incluem leite, iogurte, sorvete, queijo e tofu. As glândulas tireóide e paratireóide regulam o cálcio no sangue. Quando o cálcio no sangue está baixo, as glândulas paratireoides liberam o hormônio paratireóideo, que quebra o osso para liberar cálcio no sangue. Quando o cálcio no sangue está alto, a glândula tireóide libera calcitonina, o que reduz os níveis de cálcio no sangue. A vitamina D facilita a absorção intestinal de cálcio, e a ação do hormônio paratireóideo, produzido pela glândula paratireóide, aumenta a ação. O hormônio paratireóideo também estimula a reabsorção de cálcio pelos rins, mas o alto nível de cálcio no sangue resulta em aumento da excreção de cálcio.
Hipertireoidismo e Absorção de Cálcio -
Doença de Graves - uma forma de hipertireoidismo causada por um sistema imunológico hiperativo. é a forma mais comum de hipertiroidismo nos Estados Unidos. O hipertireoidismo resulta do aumento da secreção de T3 e T4. Pode ocorrer como resultado do aumento da estimulação da glândula tireóide pelo cérebro ou pelo aumento da atividade na própria glândula tireoide. Os sintomas associados ao hipertireoidismo incluem intolerância ao calor, sudorese, ritmo cardíaco acelerado, perda de peso, aumento do apetite, tremores e dificuldade para dormir. A 2008 "Seminários em Nefrologia" artigo relata que o hipertireoidismo está associado com o aumento do cálcio na urina - uma condição explicada pelo aumento dos receptores de vitamina D nos intestinos. O aumento dos receptores de vitamina D resulta no aumento da atividade da vitamina D e, portanto, aumenta a absorção de cálcio.
Hipotireoidismo e Absorção de Cálcio
O hipotireoidismo resulta da diminuição da secreção de T3 e T4. Os sintomas associados ao hipotireoidismo incluem ganho de peso, constipação, fadiga, constipação e palidez da pele. O hipotireoidismo está associado à diminuição da excreção de vitamina D. A vitamina se acumula no sangue como resultado de baixa freqüência cardíaca e diminuição do fluxo sanguíneo para os rins. Aumento da absorção intestinal de cálcio como resultado de níveis mais altos de vitamina D.
Tireóide A cirurgia tireoidectomia, ou remoção da tireóide, é um procedimento de intervenção cirúrgica reservado para condições da glândula tireóide que não respondem ao tratamento médico . Os médicos tratam o câncer de tireoide cirurgicamente, por exemplo. O hipotireoidismo resulta da cirurgia da tireóide, mas depende da quantidade de tireóide removida; o hipotireoidismo resultante também está associado ao aumento da absorção de cálcio.