casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

A vitamina K e a tiróide

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta na garganta. Não há estudos baseados em evidências, com revisão por pares, que sugiram que a vitamina K tenha um papel na regulação de sua função. Há muitas razões diferentes para problemas de tireóide, então você terá que trabalhar com seu médico para determinar se algo está errado e o que fazer sobre isso. Estes problemas são melhor abordados pela medicina convencional.

A vitamina K

A descoberta da vitamina K resultou do trabalho Os pesquisadores dinamarqueses Henrik Dam realizado no metabolismo do colesterol em pintos entre 1928 e 1930. Ele observou que os pintos que recebem um A ração de frango sem colesterol começou a apresentar hemorragias sob os músculos da pele e outros órgãos. Investigação mostrou que esta alimentação também não tinha outra substância que foi responsável pela coagulação do sangue. Em 1935, os cientistas a caracterizaram como uma nova vitamina lipossolúvel e a chamaram de vitamina K, para "koagulação", a palavra alemã para coagulação.

Vitamina K Bioquímica

A vitamina K é um co-fator para a enzima que converte o aminoido ido glutico em ido gama-carboxiglutico. Sem a vitamina K, essa reação não ocorreria de forma eficiente, e é fundamental para o processo de coagulação, porque várias das proteínas em que ela ocorre são fatores de coagulação. Se esta reação não ocorrer, essas proteínas não poderiam ligar o cálcio, que é essencial para a coagulação.

A função da tireóide

A glândula tireóide faz dois hormônios, tiroxina e triiodotironina. Juntos, esses hormônios regulam a eficiência com que as células metabolizam a glicose. Se os níveis desses hormônios são baixos, as células não podem transformar glicose em energia de forma eficiente. Um teste de função tireoidiana envolve o teste dos níveis de tiroxina, triiodotironina e hormônio estimulante da tireoide, que é produzido pela glândula pituitária.

Interrelacionamento

Embora a vitamina K não afete a tireóide, a função tireoidiana afeta a eficiência de coagulação sanguínea. A maioria das pesquisas nesta área é de um pequeno número de artigos publicados na década de 1970. Por exemplo, um estudo publicado na edição de 1976 da revista "Thrombosis and Haemostasis" mostrou que quando a função da tireóide de ratos é retardada, a taxa metabólica de células que produzem fatores de coagulação também diminui. Um artigo de 2008 no "Jornal Internacional de Imunopatologia e Farmacologia" mostrou que a atividade da tireóide afetou os níveis de fatores de coagulação particulares, mas de outra forma não acrescentou nenhuma nova informação.