Seu corpo precisa de iodo para que a glândula tireóide possa produzir os hormônios T3, ou triiodotironina, e T4, ou tiroxina, que regulam o metabolismo. Uma deficiência de iodo pode contribuir para sérios problemas de saúde. Se você está preocupado com seus níveis de iodo, é importante se familiarizar com as causas comuns de baixo teor de iodo e como você pode trazer seus níveis de volta ao normal.
Informações sobre iodo
Níveis adequados de iodo devem ser presente para que o seu metabolismo funcione adequadamente. Seu metabolismo é o processo pelo qual a comida é quebrada e usada para energia. Adolescentes e adultos precisam de aproximadamente 150 mcg de iodo por dia para evitar uma deficiência. Um quarto de colher de chá de sal iodado fornece 95 mcg de iodo. Um 6 oz. porção de peixe do oceano fornece 650 mcg de iodo. Se você suspeitar de uma deficiência, seu médico pode testar sua urina para verificar os seus níveis de iodo.
Falta de sal iodado
Seu corpo não faz iodo, por isso deve ser obtido através de sua dieta. Uma deficiência de iodo pode levar a um aumento da tireóide chamado bócio, hipotireoidismo e retardo mental em bebês e crianças cujas mães eram deficientes em iodo durante a gravidez. Embora as deficiências nos Estados Unidos sejam raras, cerca de 40% da população mundial está em risco de deficiência de iodo devido à falta dela na dieta, relata a American Thyroid Association (Associação Americana de Tiroide). A falta de iodo no solo e na água salgada>
Em áreas como a África e a Ásia, onde o solo está esgotado de iodo, não há água salgada nas proximidades e o sal de mesa não é iodado, as deficiências de iodo são comuns. Atualmente, existem cerca de 54 países onde a deficiência de iodo é um problema, segundo a Organização Mundial de Saúde. Fornecer sal iodado para essas áreas está ajudando a resolver esse problema de saúde.
Considerações sobre gravidez
Sem quantidades adequadas de iodo, as mulheres podem parar de ovular e têm dificuldade em engravidar. As mulheres que estão grávidas e amamentando precisam de 220 a 290 mcg por dia. Durante a gravidez, a falta de iodo pode levar a pressão alta, e o crescimento e desenvolvimento do bebê pode ser atrofiado, observa o MedlinePlus. Suplementos podem ser tomados se o iodo não puder ser obtido através da dieta. No entanto, os suplementos podem causar náusea, dor de estômago, coriza, dor de cabeça, gosto metálico, diarréia, inchaço dos lábios e face, sangramento grave e hematomas, febre, dor nas articulações, linfonodomegalia e urticária. Em casos graves, o excesso de iodo pode ser fatal. Por segurança, os suplementos devem sempre ser tomados sob supervisão médica.