De acordo com o "Manual Merck de Diagnóstico e Terapia", a doença de Graves é a causa mais comum de uma glândula tireóide hiperativa, também conhecida como hipertiroidismo. Como outras causas de hipertireoidismo, a doença de Grave é caracterizada por níveis elevados de hormônios da tireóide na corrente sanguínea, que resultam em perda de peso, tremores, batimentos cardíacos acelerados, fadiga, renovação óssea acelerada e outros sintomas. A doença de Grave geralmente inibe a produção de vitamina D, e a maneira como você metaboliza a vitamina D pode aumentar o risco de desenvolver essa condição.
Causas
A doença de Grave é uma doença autoimune, o que significa que é causada pelo ataque do sistema imunológico. seus próprios tecidos. Os desencadeadores subjacentes para essa resposta imune inadequada não foram identificados. Na doença de Grave, os anticorpos se ligam aos receptores da tireóide e induzem a liberação excessiva de hormônios tireoidianos, que são de natureza estimulatória. Os hormônios da tireoide aumentam o metabolismo celular de gorduras, carboidratos e proteínas e aumentam a atividade do sistema nervoso. Sob a influência dos hormônios da tireoide, a renovação óssea é amplificada, o que libera cálcio na corrente sanguínea.
Ativação da vitamina D
De acordo com a edição de maio de 2008 da revista polonesa “Acta Biochimica Polonica”, o osso acelerado o turnover e a consequente liberação de cálcio associado à doença de Graves causa uma diminuição na síntese de vitamina D ativa. Sempre que você é exposto à luz solar, você produz vitamina D em sua pele. A vitamina D também é encontrada em alguns alimentos e suplementos. No entanto, todas essas formas de vitamina D devem ser ativadas em seu fígado e rins antes que possam exercer seus efeitos em seus tecidos. Como a vitamina D ativada aumenta seu nível de cálcio, seu corpo retarda o processo de ativação quando as concentrações de cálcio na corrente sangüínea já estão adequadas ou aumentando. Receptores da vitamina D Quase todas as células do seu corpo possuem receptores da vitamina D, ou VDRs, que determinam como seus tecidos respondem à estimulação da vitamina D. Os VDRs estão intimamente envolvidos na função do seu sistema imunológico. Assim como a cor dos olhos, formato dos lábios e comprimento dos dedos, a expressão VDR é influenciada por uma variedade de genes chamados polimorfismos, significando “muitas formas”. Dois estudos, um realizado em 2005 entre mulheres croatas e outro concluído em 2009 em caucasianos e asiáticos. mulheres demonstraram que certos polimorfismos do VDR aumentam a suscetibilidade à doença de Grave em mulheres asiáticas e croatas.
Considerações
A doença de Grave está correlacionada à deficiência de vitamina D de várias maneiras interessantes. Pessoas com doença de Grave frequentemente apresentam baixos níveis de vitamina D, principalmente como resultado do aumento da produção de hormônios tireoidianos, aceleração da renovação óssea e diminuição da ativação da vitamina D. No entanto, existe aparentemente uma relação de causa e efeito entre a deficiência de vitamina D e a doença de Grave, em que os polimorfismos do gene VDR determinam como você metaboliza a vitamina D e como seu sistema imunológico responde a esse nutriente. Uma melhor caracterização dessas relações pode um dia ajudar a identificar indivíduos em risco para a doença de Graves e orientar seu tratamento. Se você tem a doença de Graves, pergunte ao seu médico se você precisa de vitamina D. adicional