Tomar hormônios esteróides oferece muitas vantagens. Disponíveis como medicamentos e suplementos, essas substâncias têm efeitos positivos na saúde física e mental. Eles podem, por exemplo, ajudar as pessoas a controlar seu peso corporal. Normalmente usados para facilitar o ganho de peso, os esteróides geralmente aumentam a massa magra e diminuem a gordura corporal. Os suplementos hormonais podem permanecer eficazes e seguros durante o uso prolongado. Tais tratamentos, no entanto, podem causar efeitos colaterais indesejados. Assim, os pacientes devem se reunir com seu médico antes de usar esteróides.
Testosterona
O testosterona esteróide anabolizante continua a ser essencial para a construção de tecidos e reparação ao longo da vida em homens e mulheres. Atletas profissionais e recreativos tomam testosterona exógena para aumentar a força e o tamanho muscular. No entanto, esses ganhos geralmente ocorrem em conjunto com as perdas de gordura corporal. Um relatório de S. Permpongkosol e colaboradores apresentado na edição de novembro de 2010 do "Journal of Sexual Medicine" avaliou o impacto da ingestão de testosterona em homens com deficiência de testosterona. Os resultados indicaram que as injeções semanais do hormônio diminuíram o tamanho da cintura e a gordura corporal em um ano. O uso de suplementos também melhorou o desempenho sexual dos homens. O tratamento foi considerado seguro, já que não foram observadas neoplasias malignas durante as biópsias.
Progesterona
Hormônios mais femininos, como a progesterona, também afetam o peso corporal. Uma experiência de J. M. Foidart e T. Faustmann, descrita na edição de dezembro de 2007 da "Endocrinologia Ginecológica", analisou o efeito da adição de progesterona aos protocolos padrão para a terapia de reposição hormonal. Este estudo testou mulheres mais velhas com efeitos colaterais negativos da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. Eles receberam doses noturnas de estrogênio natural ou estrogênio natural combinado com progesterona sintética. Os dados mostraram que as mulheres que receberam o tratamento combinado perderam peso em relação àquelas que receberam apenas o estrogênio. Estes efeitos surgiram no prazo de seis meses e persistiram até ao final do ensaio de um ano. Os eventos adversos apareceram apenas raramente em cada uma das duas condições de tratamento. O estrogênio esteróide sexual também pode contribuir para a perda de peso sob as condições corretas. Um artigo de S. Lara e colaboradores publicado na edição de maio de 2010 do "European Journal of Obstetrics, Gynecology and Reproductive Biology" avaliou a interação do exercício físico e a ingestão de esteróides em mulheres na pós-menopausa. Fêmeas mais velhas com deficiência de estrogênio receberam suplementos de estrogênio diariamente por quatro meses. Seus níveis de atividade, também registrados durante esse período, foram classificados como altos ou baixos. Os resultados indicaram que o uso de estrogênio diminuiu a circunferência da cintura e a relação cintura-quadril de todas as mulheres testadas. O hormônio também reduziu a gordura corporal, mas apenas nas mulheres mais ativas. Poucos indivíduos relataram reações negativas e nenhum deles teve efeitos colaterais importantes.