Os níveis hormonais podem ter um efeito significativo na forma como o corpo humano ganha e perde peso. Homens com baixos níveis de testosterona são mais propensos a serem obesos e muitas vezes têm problemas para perder peso. Mudanças nos hábitos alimentares e níveis de atividade podem afetar a quantidade de testosterona na corrente sanguínea. Os níveis de testosterona nos homens também diminuem com a idade, o que pode afetar a perda de peso.
De acordo com a Clínica Mayo, a testosterona ajuda a manter uma série de funções e sistemas do corpo em homens, incluindo a densidade óssea massa e força, produção de glóbulos vermelhos, função sexual e distribuição de gordura. Homens que têm níveis mais baixos de testosterona, seja por problemas de idade ou endócrinos, tendem a ganhar mais peso e a ter problemas para perder peso. Homens que estão tentando perder peso e estão tendo problemas podem precisar ter seus níveis de testosterona verificados.
Peso e Testosterona
De acordo com os Arquivos de Andrologia, participantes obesas em um estudo com homens de 20 a 60 anos tinham níveis de insulina significativamente mais altos e níveis mais baixos de testosterona do que os homens normais ou com sobrepeso. Este foi o caso em todos os grupos etários, sugerindo que a gordura tem um efeito maior sobre os níveis de testosterona do que até mesmo o avanço da idade. Testosterona e refeições perdidas Os níveis de testosterona masculina respondem a jejuns, incluindo períodos de menos de 24 horas . De acordo com o American Journal of Human Biology, homens jovens que perderam um único jantar apresentaram níveis mais baixos de testosterona pela manhã. Isso sugere que pular refeições ou reduzir seriamente a ingestão de alimentos para perda de peso pode afetar adversamente os níveis de testosterona.
Considerações
Segundo o Departamento de Medicina Interna do Hospital Central da Universidade de Helsinque, homens obesos que perdem peso também apresentam aumento níveis de testosterona. Em um estudo com 38 homens de meia idade com uma dieta muito baixa em energia, os homens que perderam peso apresentaram aumento no colesterol HDL e na testosterona. Embora a perda de peso possa ser difícil para os homens com baixos níveis de testosterona, mantê-la pode ser mais fácil devido às alterações hormonais que acompanham a perda de peso. Advertência: A terapia com testosterona pode ser usada para tratar os baixos níveis de testosterona nos homens , assim como o ganho de peso, alterações do padrão de sono e disfunção sexual que freqüentemente acompanham essa condição. De acordo com a Mayo Clinic, no entanto, a terapia com testosterona pode causar problemas respiratórios durante o sono, condições da pele, crescimento da próstata não canceroso e aumento dos seios. Também pode reduzir a contagem de espermatozóides e causar o encolhimento dos testículos. A terapia com testosterona deve ser usada apenas com cuidado e sob a supervisão de um médico.