Consumir muitas calorias e não se exercitar regularmente são as duas principais razões pelas quais você ganha peso. Mas não negligencie alguns outros fatores que podem dificultar a perda de peso. Um exemplo é o alto cortisol, em grande parte devido ao estresse crônico. O estresse é a principal causa de falha na dieta, de acordo com Shawn Talbott, que tem doutorado em bioquímica nutricional e é o autor de "A conexão do cortisol". O que é cortisol?
O cortisol é um tipo de hormônio do grupo de esteróides conhecido como glucocorticóides. É o principal hormônio do estresse em seu corpo e é produzido pelas glândulas supra-renais, que estão localizadas no topo dos rins. Em uma nota positiva, ela desempenha um papel fundamental no metabolismo, ajudando a determinar a melhor fonte de energia - carboidrato, gordura ou proteína - para o seu corpo usar. Também desempenha um papel fundamental na resposta de luta ou fuga do seu corpo, que é fundamental para a sobrevivência.
Cortisol e ganho de peso
O stress crónico ou a longo prazo aumenta os níveis de cortisol, que desempenha um papel em várias reações hormonais e metabólicas que levam ao ganho de peso. Aumenta o seu apetite e os seus desejos por alimentos não saudáveis. O cortisol também reduz a testosterona em homens e mulheres, o que leva à perda muscular. O músculo queima mais calorias do que a gordura corporal. Quando você perde músculos, seu corpo queima calorias com menos eficiência. Além disso, o cortisol aumenta a fadiga, o que aumenta a probabilidade de você não se exercitar para queimar o excesso de calorias.
Cortisol em células adiposas
Mesmo que você não tenha níveis elevados no sangue, o cortisol Células de gordura dentro ainda podem tornar a perda de peso um desafio. Uma enzima chamada HSD encontrada nessas células aumenta a presença de cortisol dentro delas, o que faz com que as células de gordura armazenem mais gordura e cresçam, mesmo quando os níveis de cortisol no sangue são normais. Células viscerais no interior do seu abdômen contêm mais HSD do que células de gordura que ficam logo abaixo da sua pele, ou células subcutâneas, um fator que aumenta o risco de obesidade abdominal ou ganho de peso.
Reduzindo o cortisol para perder peso