A maioria das pesquisas sobre perda de peso é centrada em se exercitar mais e comer menos. No entanto, pode haver outra causa de ganho de peso. Hormônios - substâncias químicas liberadas por uma ou mais células em resposta a uma condição no corpo, que agem em outro órgão ou órgãos para alterar essa condição - podem contribuir para o ganho de peso. Se você tem se exercitado e fazendo dieta e não viu mudanças físicas positivas, procure seus hormônios para uma explicação.
Hormônios controlam o funcionamento de seus órgãos, incluindo crescimento, desenvolvimento e reprodução. O ganho de gordura é regulado por seus hormônios porque os hormônios influenciam a maneira como seu corpo usa e armazena calorias, além de controlar o volume de sal e açúcar na corrente sanguínea. Todos os hormônios circulam por todo o corpo e cada hormônio influencia órgãos e tecidos específicos. Além disso, todos os hormônios estão presentes em homens e mulheres, mas os níveis, função e colocação desses hormônios variam de acordo com o sexo. Aumento ou diminuição dos níveis de qualquer hormônio pode causar grandes mudanças, como o ganho de gordura.
O estrogênio é conhecido como o hormônio sexual feminino. A diminuição do nível de estrogênio é muitas vezes a razão para o ganho de peso em mulheres na menopausa. Durante a menopausa, o estrogênio diminui rapidamente, fazendo com que seu corpo pare de ovular e desacelerar seu metabolismo. Nos homens, altos níveis de estrogênio causam baixos níveis de testosterona - o hormônio que ajuda a criar massa muscular magra. Células de gordura em seu corpo podem produzir estrogênio, então seu corpo trabalha mais para converter calorias em gordura para aumentar os níveis de estrogênio. Infelizmente, as células adiposas não queimam calorias como as células musculares, o que faz com que você ganhe peso.
Testosterona
Pesquisa feita pela Clínica Mayo afirma que os níveis de testosterona diminuem à medida que você envelhece - cerca de 1% um ano após os 30 anos, em média. A testosterona ajuda o corpo a criar massa muscular magra a partir das calorias ingeridas. As células musculares queimam mais calorias do que as células adiposas, aumentando o seu metabolismo e ajudando a manter um peso saudável. Quando os níveis de testosterona caem, seu corpo perde o tônus muscular e seu metabolismo diminui.
Progesterona
A progesterona é mais frequentemente associada às mulheres porque ajuda a induzir o sangramento durante a menstruação. Os níveis desse hormônio diminuem com a idade, particularmente em mulheres na menopausa. Uma característica da menopausa é um metabolismo retardado; níveis mais baixos de progesterona - que funciona como a testosterona - podem causar ganho de peso. Nos homens, a progesterona é convertida em testosterona. Como os níveis de progesterona diminuem com a idade, os níveis de testosterona também diminuem, contribuindo para o ganho de peso. Androgênio Os hormônios androgênicos (incluindo a testosterona) causam as mudanças normais da puberdade nos corpos dos meninos e influenciam a formação de espermatozóides , interesse sexual e calvície masculina. As fêmeas produzem vestígios de andrógenos nas glândulas supra-renais, assim como nos ovários. O aumento dos níveis de andrógeno - devido à superprodução pelas glândulas supra-renais nas mulheres e aumento da idade nos homens - faz com que você ganhe peso ao redor do seu abdômen em vez de em torno da sua metade inferior. Este ganho de peso é muitas vezes referido como "propagação da meia-idade".
Insulina
A insulina é um hormônio regulador que é liberado no pâncreas e regula o metabolismo de glicose, gordura e proteína. Se o seu corpo for resistente à insulina, por engano, transformará todas as calorias que você consome em gordura, causando ganho de peso.