A gravidez é um momento de alegria e expectativa, mas para mulheres com sobrepeso ou obesas, também pode ser um momento de preocupação. Carregar peso excessivo causa complicações de saúde em mulheres que não estão grávidas e aumenta as dificuldades enfrentadas pelas mulheres grávidas. Se você está com sobrepeso ou obeso e grávida, deve ter cuidado e consultar seu médico antes de tentar perder peso durante a gravidez.
Riscos de peso
As mulheres com sobrepeso ou obesas quando engravidam enfrentam a possibilidade de complicações de saúde. A March of Dimes observa que uma mulher com excesso de peso tem maior probabilidade de sofrer aborto, diabetes gestacional, hipertensão ou natimorto. Ela também corre o risco de precisar de uma cesariana, e é mais provável que seu bebê nasça cedo. Embora a dieta durante a gravidez não seja recomendada, seu médico pode fornecer um plano alimentar para ajudá-lo a manter um peso saudável.
O ganho de peso normal
A Rede de Controle de Peso informa que o ganho de peso é normal durante a gravidez. e geralmente, as mulheres não devem perder peso durante a gravidez. Você precisa comer calorias suficientes e uma grande variedade de alimentos para garantir que seu bebê receba todos os nutrientes que precisa para se desenvolver adequadamente. A rede afirma que as mulheres que estão acima do peso antes de engravidar devem esperar ganhar 15 a 25 libras enquanto estão grávidas. Mulheres obesas devem ganhar cerca de 15 libras durante a gravidez. Converse com seu médico se você tiver ganho de peso fora desses parâmetros.
Exercícios seguros
Embora você não deva praticar exercícios para tentar perder peso enquanto estiver grávida, o exercício pode trazer benefícios tanto para você como para seu bebê . O site KidsHealth observa que os exercícios certos podem ajudar a aliviar as dores nas costas e nas articulações, facilitar a entrega fortalecendo os músculos e o coração, aumentando a sensação de bem-estar e ajudando-o a dormir melhor. Se você não se exercitou antes de sua gravidez, comece a se exercitar fazendo cerca de 2 horas e 30 minutos de exercício moderado a cada semana. Isso equivale a caminhar, andar de bicicleta ou nadar por cerca de 30 minutos, cinco dias por semana. Evite exercícios que sejam chocantes, faça você pular ou colocar você em risco de lesão abdominal.
Alimentação Saudável
O Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas recomenda que as mulheres grávidas comam aproximadamente 300 calorias extras por dia durante a gravidez . Essa ingestão calórica adicional fornecerá a você e ao bebê os níveis de nutrientes e energia necessários e permitirá que você ganhe peso em um ritmo razoável. Comer uma variedade de alimentos contendo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais irá garantir que seu bebê receba os nutrientes que ele precisa para crescer e se desenvolver. Concentre-se em comer carnes magras, cereais integrais e frutas e vegetais frescos; e proteja o seu bebé comendo o número de calorias recomendadas pelo seu médico.
Advertência
O seu médico é o seu melhor defensor para gerir o seu peso enquanto está grávida. Procure seu conselho antes de iniciar uma rotina de exercícios ou mudar sua dieta. Ela pode fornecer recomendações sobre como começar seu regime de exercícios e encaminhá-lo para um nutricionista para ajudá-lo a construir um plano de alimentação saudável. Dependendo do seu peso e condições médicas, ela pode recomendar que você tente manter seu peso no seu nível pré-gravidez. Ela também monitorará sua saúde e a saúde de seu bebê durante a gravidez e aconselhará que você faça exercícios e mudanças de alimentação, se necessário.