Existem vários fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer, incluindo sua composição genética e hábitos de vida. Segundo pesquisas recentes, o principal fator de risco evitável quando se trata de desenvolver câncer não é o uso do tabaco ou a exposição ao sol - é a obesidade.
A saúde falou com pesquisadores da Universidade de Yale que concluíram que existe uma relação clara entre ser excesso de peso ou obeso e um risco aumentado de vários tipos de câncer.
“Sabemos que um bom terço dos cânceres está associado aos nossos comportamentos no estilo de vida, como o que comemos, o quanto exercitamos e, coletivamente, “Melinda Irwin, Ph.D., diretora de Prevenção e Controle do Câncer da Universidade de Yale, disse à Health. "E a obesidade é agora o principal fator de risco modificável, mesmo antes do uso do tabaco, que está associado ao risco de câncer e mortalidade."
Mas como exatamente a obesidade aumenta o risco de câncer? Ter muita gordura corporal coloca o corpo em um estado de inflamação constante, e a inflamação é conhecida por aumentar o desenvolvimento de células cancerígenas. Enquanto isso, a resistência à insulina - uma condição muitas vezes desenvolvida a partir de dietas ricas em açúcar que levam à obesidade - provoca a proliferação celular, que está ligada a cânceres específicos.
A American Cancer Society explica que, embora haja muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer, certos tipos de câncer estão claramente relacionados ao excesso de peso. Cancros que estão diretamente ligados ao excesso de peso incluem: mama (nas mulheres após a menopausa), útero, cólon e reto, esôfago, rim e pâncreas. Entretanto, os cancros do colo do útero, fígado, vesícula biliar e ovários, juntamente com o cancro da próstata agressivo, têm maior probabilidade de desenvolver excesso de peso.
Irwin diz à Health que o tipo de cancro mais directamente ligado à obesidade é o uterino Câncer. "Há, provavelmente, um risco seis vezes maior de morrer de câncer uterino para aqueles com IMC elevado em comparação àqueles com IMC baixo".
Embora essa nova pesquisa implique que o ganho de peso e a obesidade são mais perigosos para a saúde do que você anteriormente imaginado, também significa que há algo que você pode fazer para reduzir ativamente o risco de câncer. Perder peso ou manter um peso saudável para o seu corpo pode aumentar suas chances de não desenvolver esses tipos de câncer. "[Prevenir o ganho de peso] vai mudar significativamente o risco de câncer e, mais importante, a mortalidade geral", diz Irwin.
A boa notícia: não há tempo como o presente para descobrir a rotina de exercícios e dieta que funciona melhor para você.