Quando você pensa em tentar perder peso, provavelmente não pensa em se mimar. Mas é provavelmente o que você precisa! É o momento perfeito para pensar em pensamentos saudáveis e colocar as pantufas de coelho - pelo menos metaforicamente.
A verdade é que a perda de peso, especialmente nas fases iniciais, afeta você mental e fisicamente. É completamente exaustivo! Você está vendo o que você come, dizendo não para algumas de suas guloseimas favoritas e trabalhando muito mais do que você costumava.
Se isso não bastasse, há duas razões científicas pelas quais a perda de peso faz você tão cansada!
1. As células adiposas são as latas de lixo do seu corpo.
No centro de todas as chamadas gordas existe um repositório onde o corpo trava as toxinas. Quando você queima gordura como combustível, essas toxinas são despejadas em sua corrente sanguínea - o dia todo, todos os dias - enquanto você estiver fazendo dieta. Isso pode deixá-lo muito, muito cansado.
2. Para perder peso, você deve consumir menos calorias do que você queima.
Essa é apenas a matemática da perda de peso. Mas isso também significa que, para queimar gordura como combustível, você precisa estar com um déficit de combustível. E isso simplesmente não vai ser ótimo.
Por que você deve se cuidar?
Não é como se você precisasse de uma desculpa para fazer algo de bom para si mesmo, mas aqui está. Se você encontrar tempo para relaxar e se acalmar durante esse período de exaustão, isso ajudará você a relaxar mais facilmente.
Como? Você precisa de força de vontade para transformar seus velhos e insalubres hábitos alimentares e de exercícios em melhores. O problema é que seu cérebro tem apenas 15 minutos de reserva de cada vez. Uma vez que a glicose nessa parte do cérebro é usada, torna-se quase impossível continuar a se auto-regular.
E se você estiver fazendo uma escolha de comida naquele momento, você é um pato sentado por más decisões. Você provavelmente vai ceder à sua fome insaciável ou desejos avassaladores em vez de continuar com seu plano de perder peso.
Então, dê um tempo! Não se pode esperar que você seja o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha de perda de peso 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas encontre uma maneira de tratar a si mesmo que não envolva comida. Dê um passeio em uma parte bonita de sua vizinhança, faça uma massagem ou pedicure, acenda sua vela perfumada favorita e respire fundo várias vezes ou, com certeza, mantenha um par de chinelos de coelho em sua mesa e coloque-os de vez em quando.
Para que uma estratégia de perda de peso mostre resultados a longo prazo, é preciso antecipar que sua força de vontade será multiplicada várias vezes por dia. A chave nunca é tomar decisões em tempo real. Você não pode confiar em seu cérebro para agir em seu melhor interesse quando o tronco cerebral bloqueou a leptina - o hormônio da saciedade - então seu cérebro está dizendo que você vai morrer sem um donut.
3 passos para um peso mais fácil e relaxado Perda
Primeiro, comece eliminando os fatores de estresse. Não diga sim para presidir o grande evento de arrecadação de fundos da PTA ou aceitar um projeto no trabalho que signifique semanas de sono perdido. Sempre que possível, abaixe a vida para que as enormes mudanças de estilo de vida que você está conquistando tenham o espaço e o respeito que elas merecem.
Em seguida, planeje refeições deliciosas e nutritivas na noite anterior. Então tudo o que você tem que fazer no dia seguinte é seguir o que as partes do seu cérebro bem descansadas, bem alimentadas e melhor intencionadas queriam para você o tempo todo. Isso tira o fardo da força de vontade e, fazendo boas escolhas alimentares consistentemente, permite que seu cérebro se cure. o cérebro começa a reconhecer sua leptina; e você começa a se sentir cheio e cheio de energia.
Finalmente, planeje um pouco do seu tempo. Certifique-se de que você está dormindo o suficiente, e, sim, coloque os tênis e chute para trás em alguns chinelos confortáveis.
Sobre o autor:
Susan Peirce Thompson, Ph.D., é um associado adjunto professor de ciências cerebrais e cognitivas na Universidade de Rochester e especialista em psicologia da alimentação. Ela é presidente do Institute for Sustainable Weight Loss e CEO da Bright Line Eating Solutions, uma empresa dedicada a compartilhar a psicologia e a neurociência da perda de peso sustentável e ajudar as pessoas a viverem felizes, magras e livres. Você pode segui-la no Facebook ou no Twitter.