casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Aumento do apetite e perda de peso

Perder peso e ter um apetite aumentado pode parecer um sintoma incongruente, mas certas condições podem fazer com que ambos aconteçam a uma pessoa ao mesmo tempo. Sentindo o desejo de comer mais, ainda perder peso pode ser o sinal de uma anormalidade médica grave ou até mesmo um transtorno alimentar. Fale com o seu médico se notar alterações no seu apetite ou alterações importantes no seu peso durante um curto período de tempo.

Hipertireoidismo

Quando a sua tiróide produz demasiada substância química chamada tiroxina, aumento do apetite e do peso perda são dois dos sintomas comuns devido a um metabolismo acelerado, de acordo com MayoClinic.com. Uma freqüência cardíaca aumentada e incomumente alta, nervosismo e irritabilidade são outros sinais dessa condição, assim como sudorese, tremores, sensibilidade ao calor e inchaço da tireoide. Se não for tratado, o hipertireoidismo pode causar problemas cardíacos, enfraquecimento dos ossos e problemas oculares. As causas do hipertireoidismo incluem uma doença chamada doença de Graves, na qual os anticorpos em seu sistema estimulam a superprodução de tiroxina pela tireoide. A tireoidite, na qual a tireoide fica inflamada por várias razões, pode desencadear uma superprodução da substância química também.

Bulimia

A bulimia é um distúrbio alimentar grave marcado por compulsão alimentar seguido de purgação, geralmente por vômitos ou às vezes através do uso repetido de diuréticos. Pessoas com bulimia têm o impulso irresistível de comer grandes quantidades de comida de uma só vez, seguidas por sentimentos de vergonha, culpa e problemas com a autoimagem. Bulimia é mais comum entre meninas adolescentes e mulheres na faixa dos 20 e início dos 30 anos, de acordo com o MedlinePlus. Aumento do apetite com perda de peso são dois dos sinais clássicos de bulimia. Alguns outros sinais de bulimia incluem exercício excessivo, ir ao banheiro depois das refeições regularmente e comprar grandes quantidades de comida que desaparecem completamente pouco tempo depois.

Considerações

Pode ser difícil sabe quando perder peso é um problema sério. De acordo com o MedlinePlus, se você perder mais de 5% do seu peso durante um período de 6 a 12 meses sem modificar sua dieta ou aumentar sua taxa ou nível de exercício, consulte um médico.

O hipertireoidismo é geralmente tratado através de medicação prescrita pelo seu médico. Alguns desses medicamentos incluem o iodo radioativo, que reduz a tireóide, e medicamentos como propiltiouracil e metimazol, que impedem a tireóide de produzir hormônios como a tiroxina. Em casos extremos, algumas pessoas que apresentam hipertireoidismo têm a tireóide completamente removida por meio de cirurgia. O tratamento para a bulimia inclui hospitalização para tratar os efeitos imediatos do ciclo compulsivo e de purga, incluindo desidratação e desnutrição. Além disso, muitos pacientes bulímicos passam por avaliação psicológica e tratamento ou terapia para lidar com os problemas subjacentes que causam o transtorno alimentar.

Aviso

Se você perceber alguém que você acha que pode ter um transtorno alimentar, como bulimia, entre em contato um profissional de saúde imediatamente. Com o tempo, a bulimia pode levar a graves complicações médicas, como pancreatite, inflamação da garganta e ruptura da parede do esôfago devido ao excesso de ácido decorrente de vômitos frequentes.

, , ] ]