casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Hipertireoidismo e Perda de Peso

A tireóide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada em ambos os lados da traqueia. A glândula produz e libera hormônios que regulam o metabolismo do corpo, de acordo com o MedlinePlus.

O hipertireoidismo é uma condição na qual a glândula tireóide produz uma quantidade excessiva de hormônios da tireóide. Esta atividade glandular anormal estimula o metabolismo do paciente, o que pode levar a perda de peso inesperada e involuntária, nervosismo, batimentos cardíacos irregulares, irritabilidade e sudorese.

Causas do hipertireoidismo

Em mais de 70% dos casos, a causa do hipertireoidismo é uma condição conhecida como doença de Graves, de acordo com a American Thyroid Association. Essa doença é causada quando os anticorpos da corrente sangüínea estimulam a tireóide e fazem com que ela segregue hormônios tireoidianos em excesso.

O bócio nodular tóxico, ou bócio multinodular, é outra condição que pode causar hipertireoidismo. Isso envolve o crescimento de nódulos na própria tireóide que aumentam a atividade da glândula e causam secreções anormais e excessivas do hormônio na corrente sanguínea.

A tireoidite é uma terceira causa possível. Esta é geralmente uma condição temporária causada por uma infecção viral ou problema no sistema imunológico. Também pode ser causada por uma overdose de pílulas de hormônio da tireóide.

Nível de incidência

O hipertireoidismo afeta cerca de 1% da população americana, mas aparece em mulheres com muito mais frequência, cerca de 5 a 10 vezes mais do que nos homens, como observado por FamilyDoctor.org. Isso ocorre porque a doença de Graves, a principal causa de hipertireoidismo, é uma condição hereditária, ocorrendo mais frequentemente em mulheres jovens do que em homens. Em suas formas menos graves, o hipertireoidismo pode não trazer nenhum sintoma. Na maioria dos casos, no entanto, os sintomas aparecem, e estes podem freqüentemente ser incapacitantes ou mesmo fatais.

Sintomas do Hipertireoidismo - Esta condição faz com que o metabolismo do corpo acelere, de acordo com o MedlinePlus, um serviço do site do National Institutes of Health. Portanto, alguns dos sintomas mais comumente associados incluem ansiedade, irregularidade dos batimentos cardíacos, tremores nas mãos, irritabilidade, transpiração aumentada, dificuldade para dormir, fraqueza muscular e evacuações frequentes. Alguns pacientes desenvolvem um bócio devido ao inchaço da glândula tireóide no pescoço. Os períodos menstruais das mulheres podem ocorrer com menos frequência. Perda de peso pode ocorrer de forma inesperada, mesmo com um bom apetite.

Relação entre tireóide e peso de acordo com o Serviço Nacional de Informações sobre Doenças Endócrinas e Metabólicas. A taxa metabólica basal de um paciente, ou BMR, é determinada medindo quanto oxigênio o corpo usa enquanto está em repouso. Indivíduos com glândulas tireoidianas não funcionais tiveram baixas TMBs, enquanto aqueles com tireoide hiperativa tiveram altas TMBs. Testes posteriores mostraram que estes eram devidos ao nível dos hormônios da tireóide na corrente sanguínea. No entanto, atualmente, a maioria dos médicos não usa a TMB como base para avaliação porque pode ser afetada por vários outros fatores além dos níveis de hormônios tireoidianos.

Hipertireoidismo e perda de peso

Embora a TMB não possa fornecer toda a história sobre a relação entre peso e tireóide, ainda tem seus usos. Flutuações na TMB estão associadas a mudanças nas calorias que o corpo usa em comparação com o que o paciente ingere. Isso é conhecido como o balanço energético. Alterações nos níveis de tireoide causam alterações na TMB, alterando assim o balanço de energia e o peso corporal.

Os pacientes com hipertireoidismo têm uma TMB elevada e muitos experimentam perda de peso como resultado, como observado pela American Thyroid Association. De fato, a gravidade do excesso de atividade da tireoide está diretamente relacionada à probabilidade de perda de peso, bem como à quantidade de massa corporal perdida.

Portanto, um caso sério de hipertireoidismo aumenta a TMB do paciente, que por sua vez leva para aumentar as necessidades calóricas. Se o paciente não consumir calorias suficientes para atender a essas exigências elevadas, a perda de peso ocorre.

No entanto, como o hipertireoidismo também aumenta o apetite, alguns pacientes podem ganhar peso, dependendo da capacidade alterada de seus pacientes. metabolismo.

, , ] ]