casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Hashimotos, Hipotireoidismo e Ganho de Peso

Como parte do sistema endócrino do seu corpo, a tireóide, uma pequena glândula em forma de borboleta na parte da frente do pescoço, ajuda a regular o metabolismo. A tireóide produz hormônios essenciais para o funcionamento saudável dos sistemas cardíaco, respiratório e digestivo, bem como para o crescimento e a fertilidade. Distúrbios da tireoide, como a doença de Hashimoto e outras formas de hipotireoidismo, podem afetar o peso de uma pessoa.

Tireóide e Peso

A tireóide secreta dois hormônios, triiodotironina ou T3, e tiroxina, ou T4 . Como esses hormônios afetam a taxa metabólica básica do corpo, ou BMR, um distúrbio da função da tireóide pode afetar a energia, o equilíbrio e o peso de uma pessoa. Altos níveis de tireoide e uma alta TMB podem levar à perda de peso, enquanto baixos níveis de tireoide com baixa TMB podem causar ganho de peso.

Doença de Hashimoto

Um distúrbio autoimune conhecido como doença de Hashimoto causa o sistema imunológico do organismo para atacar células saudáveis ​​da tireóide, dificultando a produção de hormônios pela glândula. Alguns indivíduos com doença de Hashimoto exibem poucos ou nenhum sintoma, enquanto outros podem se queixar de sintomas tradicionais de hipotireoidismo, incluindo fadiga, constipação, intolerância ao frio e ganho de peso. Hipotireoidismo O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide não produz quantidade suficiente de hormônio tireoidiano. Causas de hipotireoidismo incluem a doença de Hashimoto, uma inflamação da tireóide, um distúrbio congênito, tratamento com radiação da tireóide ou remoção cirúrgica da tireoide. Uma tireóide hipoativa pode levar ao ganho de peso como resultado do sal e da água acumulados. A quantidade de excesso de peso pode variar, dependendo da gravidade do hipotireoidismo. Tiróide hipoativa muito provavelmente não tem relação causal com o ganho de peso como o único sintoma que apresenta.

Perda de peso e medicação da tireóide - Os médicos tratam a doença de Hashiimoto e outras formas de hipotireoidismo prescrevendo hormônio sintético da tireóide. O tratamento pode levar a uma pequena perda de peso - provavelmente menos de 10% do peso corporal, segundo a American Thyroid Association. Um paciente cujos níveis de tireóide voltaram ao normal tem a mesma capacidade de perder peso do que uma pessoa sem doença da tireoide. O hormônio tireoidiano usado apenas como uma ferramenta de perda de peso pode ter efeitos colaterais perigosos, causando a perda de proteína muscular junto com a gordura corporal.